Atividade de português: Conjunções subordinativas – 9º ano

    Atividade de português, indicada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda as conjunções subordinativas. Qual o papel delas no contexto comunicativo? Ligar as orações dependentes entre si, estabelecendo entre elas diferentes relações de sentido! Vamos analisar as conjunções subordinativas no texto que nos apresenta o livro “Era Uma Vez Duas Linhas”? Então, responda às questões propostas!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Vai dar linha?

    “Era Uma Vez Duas Linhas”. Assim começa o livro de Alonso Alvarez, que Marcelo Cipis ilustrou. Esse também é o título da obra. E é o começo para uma viagem sem tirar a caneta do papel. Eram duas linhas que saíram pela porta aberta para conhecer o mundo. Subiam montanhas, desciam vales, pulavam no mar e voavam com as nuvens. Um dia, distraídas, se perderam na cidade. Quando se encontraram, foi uma felicidade só, de embolar qualquer linha! Elas deram um abraço tão apertado que deu até um nó. E quando conseguiram voltar para a posição original, acabaram ficando presas e sumiram do mapa. Se você quiser saber como, terá de ver o livro.

Aryane Cararo. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/blogs/estadinho>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Grife a conjunção subordinativa que compõe este trecho:

 “Quando se encontraram, foi uma felicidade só, de embolar qualquer linha!”

 

Questão 2 – No trecho acima, a conjunção subordinativa estabelece uma relação de:

(     ) tempo.

(     ) finalidade.

(     ) proporção.

 

Questão 3 – O “que” é uma conjunção subordinativa no período:

(     ) “Assim começa o livro de Alonso Alvarez, que Marcelo Cipis ilustrou.”

(     ) “Eram duas linhas que saíram pela porta aberta para conhecer o mundo.”

(     ) “Elas deram um abraço tão apertado que deu até um nó.”

 

Questão 4 – No período “Se você quiser saber como, terá de ver o livro.”, a conjunção subordinativa sublinhada exprime:

(     ) uma hipótese.

(     ) uma condição.

(     ) uma possibilidade.

 

Questão 5 – Na frase “As coisas não aconteceram como as duas linhas esperavam.”, a conjunção subordinativa “como” foi empregada para indicar:

(     ) uma causa.

(     ) uma comparação.

(     ) uma conformidade.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: