Atividade de português: Conjunções subordinativas – 1º ano ensino médio

    Atividade de português, voltada para os alunos do primeiro ano do ensino médio, explora as conjunções subordinativas. Qual o papel delas? Ligar orações dependentes de sentido entre si! Vamos analisar as relações de sentido que elas estabelecem na emocionante crônica Mila, de Carlos Heitor Cony? Para tanto, responda às variadas questões propostas!

   Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Mila

    Era pouco maior do que minha mão: por isso eu precisei das duas para segurá-la, 13 anos atrás. E, como eu não tinha muito jeito, encostei-a ao peito para que ela não caísse, simples apoio nessa primeira vez. Gostei desse calor e acredito que ela também. Dias depois, quando abriu os olhinhos, olhou-me fundamente: escolheu-me para dono. Pior: me aceitou.

    Foram 13 anos de chamego e encanto. Dormimos muitas noites juntos, a patinha dela em cima de meu ombro. Tinha medo de vento. O que fazer contra o vento?

    Amá-la – foi a resposta e também acredito que ela entendeu isso. Formamos, ela e eu, uma dupla dinâmica contra as ciladas que se armam. E também contra aqueles que não aceitam os que se amam. Quando meu pai morreu, ela se chegou, solidária, encostou sua cabeça em meus joelhos, não exigiu a minha festa, não queria disputar espaço, ser maior do que minha tristeza.

    Tendo-a ao meu lado, eu perdi o medo do mundo e do vento. E ela teve uma ninhada de nove filhotes, escolhi uma de suas filhinhas e nossa dupla ficou mais dupla porque passamos a ser três. E passeávamos pela Lagoa; com a idade, ela adquiriu “fumos de fidalgos” como o Dom Casmurro, de Machado de Assis. Era uma lady, uma rainha de Sabá numa liteira inundada de sol e transportada por súditos imaginários.

    No sábado, olhando-me nos olhos, com seus olhinhos cor de mel, bonita como nunca, mais que amada de todas, deixou que eu a beijasse chorando. Talvez ela tenha compreendido. Bem maior do que minha mão, bem maior do que o meu peito, levei-a até o fim.

    Eu me considerava um profissional decente. Até semana passada, houvesse o que houvesse, procurava cumprir o dever dentro de minhas limitações. Não foi possível chegar ao gabinete onde, quietinha, deitada a meus pés, esperava que eu acabasse a crônica para ficar com ela.

    Até o último momento, olhou para mim, me escolhendo e me aceitando. Levei-a, em meus braços, apoiada em meu peito. Apertei-a com força, sabendo que ela seria maior do que a saudade.

CONY, Carlos Heitor. Mila. In: Histórias de Bichos. Viana, Maria Org. Para Gostar de Ler – São Paulo – Editora Ática – 2013).

 

Questões

Questão 1 – A conjunção é subordinativa quando liga orações dependentes de sentido entre si. Aponte a frase em que há uma conjunção subordinativa:

(     ) “[…] por isso eu precisei das duas para segurá-la […]”

(     ) “E também contra aqueles que não aceitam os que se amam.”

(     ) “[…] ela adquiriu ‘fumos de fidalgos’ como o Dom Casmurro, de Machado de Assis.”

 

Questão 2 – Na oração “E, como eu não tinha muito jeito […]”, o autor empregou a conjunção subordinativa “como” para exprimir:

(     ) uma causa

(     ) uma comparação

(     ) uma conformidade

 

Questão 3 – Neste trecho, há uma conjunção subordinativa. Sublinhe-a:

“[…] encostei-a ao peito para que ela não caísse, simples apoio nessa primeira vez.”

 

Questão 4 – No trecho acima, a conjunção subordinativa indica:

(     ) uma condição

(     ) uma finalidade

(     ) uma consequência

 

Questão 5 – Em “Quando meu pai morreu, ela se chegou, solidária […]”, a conjunção subordinativa estabelece entre as orações uma relação de:

(     ) lugar

(     ) tempo

(     ) intensidade

 

Questão 6 – No segmento “[…] bonita como nunca […]”, o termo “como” é:

(     ) uma preposição

(     ) um advérbio de intensidade

(     ) uma conjunção subordinativa comparativa

 

Questão 7 – Pode-se afirmar que as conjunções subordinativas, analisadas nas questões anteriores, compõem:

(     ) um conto

(     ) uma crônica

(     ) uma resenha

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: