Atividade de português: Conjunções subordinativas – 1º ano do ensino médio

    Atividade de português, dirigida aos alunos do primeiro ano do ensino médio, explora as conjunções subordinativas. Elas ligam orações dependentes entre si, exprimindo diferentes ideias! Que tal analisá-las no fragmento do livro Através do espelho e o que Alice encontrou lá, escrito por Lewis Carroll? Veja uma das questões: Em “Alice queria atravessar o espelho, a fim de que visse as coisas lindas lá dentro.”, a conjunção subordinativa destacada inicia: uma conclusão, uma finalidade, uma explicação ou uma alternativa? Vamos ao desafio? 

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Fragmento do livro “Através do espelho e o que Alice encontrou lá”

    – E agora, Kitty, se você ficar quietinha e me escutar e não falar tanto, eu lhe direi tudo que penso sobre a Casa do Espelho. Em primeiro lugar, existe a sala que a gente vê do outro lado do espelho – é igualzinha à nossa sala de visitas, só que está tudo ao contrário. Posso ver tudo quando subo em cima de uma cadeira, tudo, fora aquele pedaço que está por trás da lareira. Ah, queria tanto poder ver aquele canto! (…) Bom, os livros são mais ou menos parecidos com os nossos, só que as palavras estão ao contrário. Sei disso porque uma vez levantei um livro diante do espelho e eles levantaram um também na outra sala. (…) Oh, Kitty, que bom seria atravessar para dentro da Casa do Espelho! Tenho certeza de que existem coisas lindas lá dentro. Vamos fazer de conta que existe uma maneira de atravessar, Kitty. Imagine que o espelho tenha ficado todo macio como gaze, e assim se pode atravessá-lo. Ora essa, ele está se transformando numa espécie de névoa, juro! Seria bem fácil atravessar…

    Ela estava trepada na chaminé enquanto dizia isso, embora nem soubesse como tinha ido parar ali. E, de fato, o espelho estava começando a dissolver-se, como se fosse uma brilhante névoa prateada.

Lewis Carroll. Tradução: Sebastião Uchoa Leite. “Através do espelho e o que Alice encontrou lá”. Editora 34. Ilustrações: John Tenniel.

 

Questões

 

Questão 1 – Identifique a conjunção subordinativa presente neste trecho, sublinhando-a:

“– E agora, Kitty, se você ficar quietinha e me escutar e não falar tanto, eu lhe direi tudo que penso sobre a Casa do Espelho.”

 

Questão 2 – A conjunção subordinativa, sublinhada acima, indica:

a) uma sugestão dada à Kitty.

b) uma condição imposta à Kitty.

c) uma explicação dirigida à Kitty.

d) uma opção dada à Kitty.

 

Questão 3 – No trecho “Posso ver tudo quando subo em cima de uma cadeira […]”, a conjunção subordinativa “quando” estabelece uma relação de:

a) finalidade

b) modo

c) lugar

d) tempo

 

Questão 4 – Na frase “Imagine que o espelho tenha ficado todo macio como gaze, e assim se pode atravessá-lo.”, a conjunção subordinativa “como” introduz:

a) uma causa

b) uma exemplificação

c) uma comparação

d) uma conformidade

 

Questão 5 – Assinale a frase que o termo “como” desempenha a função apontada acima:

(     ) “[…] embora nem soubesse como tinha ido parar ali.”

(     ) “[…] como se fosse uma brilhante névoa prateada.”

 

Questão 6 – No segmento “Imagine que o espelho tenha ficado todo macio, de modo que se pode atravessá-lo.”, a conjunção subordinativa grifada é:

a) temporal

b) consecutiva

c) proporcional

d) causal

 

Questão 7 – Ao final do texto, a conjunção subordinativa “embora” indica:

a) um fato que ocorre em oposição a outro.

b) fatos que se complementam.

c) um fato que é consequência de outro.

d) fatos que se opõem.

 

Questão 8 – Em “Alice queria atravessar o espelho, a fim de que visse as coisas lindas lá dentro.”, a conjunção subordinativa destacada inicia:

a) uma conclusão

b) uma finalidade

c) uma explicação

d) uma alternativa

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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