Atividade de português: Conjunções – 9º ano

    Atividade de português, indicada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora as conjunções. Trata-se de palavras que desempenham papel essencial na construção dos textos! Só para você ter uma noção, um mesmo tipo de conjunção pode exprimir ideias diferentes, dependendo do contexto comunicativo! Um exemplo disso é a conjunção adversativa! Sabia que ela pode indicar um contraste, uma compensação ou uma ressalva? Vamos esmiuçar as conjunções que compõem o texto Processo do envelhecimento? Então, pessoal, responda às variadas questões a seguir!

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Processo do envelhecimento

    Na atualidade, não existe ainda uma proposta global para a melhor condução do processo do envelhecimento, especialmente pela característica multidimensional de que se reveste, e por estarem as pesquisas e estudos até agora realizados sempre mais afetos à dimensão biológica ou à dimensão psicossocial, com poucas possibilidades de entrosamento. De modo geral, são contestadas ou discutidas com muita relutância as propostas sociais que oferecem à velhice modelos de novos comportamentos sociais. Embora se saiba que a grande parte dos conflitos e desajustes da idade maior e a própria aceleração da decadência física muito têm a ver com as condições ambientais que afetam a estrutura biológica e psicossocial, o resultado biológico irreversível, inerente à velhice, tem sido o mais forte argumento contra as propostas de característica social.

    __________ impõe-se, com certa urgência, o exame da relação que os velhos desenvolvem com a sociedade; é necessário  estabelecer um critério de análise a partir das deficiências do idoso, pois, do contrário, corre-se o risco de se estabelecerem políticas discriminatórias, de se justificar certa desvalorização dos velhos, da mesma forma que os pseudofenômenos biológicos justificaram, por longo tempo, a pressão de uma raça sobre outra, ou mesmo de um sobre o outro sexo.

    De qualquer modo, não é mais possível ignorar a grande questão que se coloca para o envelhecimento e que diz respeito a uma adaptação do indivíduo idoso ao meio, não apenas positiva para si mesmo, mas satisfatória para a sociedade como um todo. Daí a necessidade imperiosa de se formularem propostas que visem a promover uma velhice mais integrada.

SALGADO, Marcelo Antônio. “Velhice, uma nova questão social”. São Paulo: SESC-CETI, 1980.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “De modo geral, são contestadas ou discutidas com muita relutância as propostas sociais […]”, a conjunção “ou” une:

a) fatos que se complementam.

b) fatos que se alternam.

c) fatos que se opõem.

d) fatos que se justificam.

 

Questão 2 – O espaço no texto deve ser preenchido com uma conjunção adversativa. Marque-a:

a) “Todavia”

b) “Portanto”

c) “Conquanto”

d) “Porquanto”

 

Questão 3 – A conjunção adversativa, marcada na questão anterior, expressa:

a) uma concessão

b) um contraste

c) uma ressalva

d) uma compensação

 

Questão 4 – Identifique, por meio de um traço, a conjunção que compõe este fragmento do texto sobre o processo de envelhecimento:

“[…] é necessário estabelecer um critério de análise a partir das deficiências do idoso, pois, do contrário, corre-se o risco de se estabelecerem políticas discriminatórias […]”

 

Questão 5 – Aponte a frase em que o termo destacado funciona como conjunção aditiva:

a) “[…] sempre mais afetos à dimensão biológica […]”

b) “[…] o resultado biológico irreversível, inerente à velhice, tem sido o mais forte argumento […]”

c) “[…] não apenas positiva para si mesmo, mas satisfatória para a sociedade como um todo.”

d) “[…] de se formularem propostas que visem a promover uma velhice mais

 

Questão 6 – Em “[…] não é mais possível ignorar a grande questão que se coloca para o envelhecimento e que diz respeito a uma adaptação do indivíduo idoso […]”, o termo que funciona como conjunção é:

a) “mais”

b) “que”

c) “para”

d) “e”

 

Questão 7 – Assinale a função desempenhada pela conjunção identificada acima:

a) exprimir uma condição.

b) introduzir uma finalidade.

c) estabelecer uma comparação.

d) indicar uma adição.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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