Atividade de português: Conjunções – 9º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora conjunções. Vamos analisá-las no texto Uma misteriosa baleia chamada sardinheira? Para tanto, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Uma misteriosa baleia chamada sardinheira

    Contando ninguém acredita, mas ela sobe à superfície para respirar com tranquilidade e delicadeza, apesar de ser um gigante de quase 15 metros de comprimento. Diferentemente da maioria dos grandes cetáceos, a baleia-sardinheira é mesmo discreta, nem expõe a cauda ao mergulhar. Consegue isso porque não precisa pegar impulso para voltar a ficar debaixo d’água. E não precisa de impulso porque é mais esbelta que suas primas baleias, como é o caso da jubarte e da franca.

    Se para emergir e afundar, ela é calma, ao borrifar chama muita atenção. Seu borrifo pode chegar a quatro metros de altura! Sim, é verdade! Porém, como essa espécie pode expirar dentro da água, nem sempre seu jato d’água é visível. […]

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 210.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Grife a conjunção neste segmento do texto:

“Contando ninguém acredita, mas ela sobe à superfície para respirar com tranquilidade […]”

 

Questão 2 – A conjunção grifada na questão anterior inicia uma oração chamada de:

(     ) absoluta.

(     ) coordenada.

(     ) subordinada.

 

Questão 3 – A conjunção, usada no segmento “Consegue isso porque não precisa pegar impulso para voltar a ficar debaixo d’água.”, poderia ser substituída por:

(     ) “pois”.

(     ) “contudo”.

(     ) “mas também”.

 

Questão 4 – Em “Se para emergir e afundar, ela é calma, ao borrifar chama muita atenção.”, há uma conjunção coordenativa e uma conjunção subordinativa. Identifique-as:

 

 

Questão 5 – Na passagem “Porém, como essa espécie pode expirar dentro da água, nem sempre seu jato d’água é visível.”, a conjunção “como” exprime:

(     ) causa.

(     ) comparação.

(     ) conformidade.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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