Atividade de português: Conjunções – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano, aborda conjunções. Que tal analisá-las no texto sobre o tocante filme Ao mestre, com carinho? Então, responda às questões propostas! Em “Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro, _____________ ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres.”, o espaço deve ser preenchido com “mas”, “pois” ou “por isso”? Vamos ao desafio?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o down load desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“Ao mestre, com carinho”

    Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro, _____________ ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados e desordeiros, e que estão determinados a destruir suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amedronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de baderneiros. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo.

Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-82072/>.

Questões

Questão 1 – Em “Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro, _____________ ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres.”, o espaço deve ser preenchido com:

(     ) “mas”.

(     ) “pois”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 2 – Na passagem “Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados e desordeiros […]”, a conjunção grifada indica:

(     ) adição.

(     ) conclusão.

(     ) explicação.

 

Questão 3 – No segmento “Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amedronta […]”, a expressão destacada tem o sentido de:

(     ) “Portanto”.

(     ) “Entretanto”.

(     ) “Porquanto”.

 

Questão 4 – No fragmento abaixo, há uma conjunção. Sublinhe-a:

“[…] decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo.”

 

Questão 5 – A conjunção sublinhada anteriormente inicia uma oração chamada de:

(     ) absoluta.

(     ) coordenada.

(     ) subordinada.

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: