Atividade de português: Conjunções – 8º ano

    Atividade de português, indicada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda as conjunções. Vamos analisar as relações de sentido que elas estabelecem no texto É cauda ou cobertor? Para tanto, responda às questões propostas!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

É cauda ou cobertor?

    Por sua dieta de pouco valor nutricional, o tamanduá-bandeira tem metabolismo lento e, por isso, apresenta dificuldade de regular a temperatura do próprio corpo. Para resolver esse problema, a espécie desenvolveu o hábito de se esconder do calor ou do frio no interior de florestas.

    Mas essa não é a única estratégia. Apesar de viver nos trópicos, o tamanduá-bandeira tem uma pelagem densa, especialmente na cauda. Quando se deita para dormir, ele faz uma cavidade rasa no solo e coloca a própria cauda sobre o corpo. A cauda peluda funciona como isolante térmico e ainda ajuda a camuflar o animal.

    As fêmeas, após cerca de 190 dias de gestação, também utilizam a cauda como cobertor para seus filhotes enquanto são amamentados. […]

Disponível em: <https://www.wwf.org.br>.

 

 

Questões

Questão 1 – Identifique a passagem em que o termo destacado é uma conjunção:

(     ) “[…] por isso, apresenta dificuldade de regular a temperatura do próprio corpo.”

(     ) “A cauda peluda funciona como isolante térmico […]”

(     ) “[…] também utilizam a cauda como cobertor para seus filhotes […]”

 

Questão 2 – No trecho “[…] o hábito de se esconder do calor ou do frio no interior de florestas.”, há uma conjunção. Aponte-a:

(     ) “de”.

(     ) “se”.

(     ) “ou”.

 

Questão 3 – Na oração “Mas essa não é a única estratégia.”, a conjunção grifada é:

(     ) aditiva.

(     ) explicativa.

(     ) adversativa.

 

Questão 4 – Sublinhe a conjunção neste segmento do texto:

“[…] ele faz uma cavidade rasa no solo e coloca a própria cauda sobre o corpo.”

 

Questão 5 – A conjunção sublinhada na questão acima indica:

(     ) a soma de fatos.

(     ) a conclusão de um fato.

(     ) a explicação de um fato.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: