Atividade de português: Conjunções – 1º ano do ensino médio

    Atividade de português, voltada para os alunos do primeiro ano do ensino médio, explora as conjunções. Que tal analisá-las no texto A ciência por trás dos sorvetes? Para isso, responda às variadas questões propostas! Em “Mas não basta misturar os ingredientes para obter um bom sorvete.”, a autora do texto usa a conjunção “Mas” para expressar um contraste, uma ressalva ou uma compensação? Vamos ao desafio?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

A ciência por trás dos sorvetes

    Para começar, sabemos que temos dois tipos de delícias geladas: os sorvetes e os picolés.

    Os picolés, em geral, são mais leves e contêm menos gordura. Já os sorvetes contêm mais gordura, açúcar e são mais cremosos.

    Se olharmos um sorvete pelo microscópio, vamos encontrar basicamente: cristais de gelo, bolhas de ar gelo e gordura.

    Para fazer um sorvete, portanto, utilizamos gemas de ovos, creme de leite, açúcar, frutas ou outros ingredientes como o chocolate.

    Nas fábricas, o sorvete é feito de gordura, proteínas, água, leite, açúcar, estabilizantes e emulsificantes.

    Embora os ingredientes variem, no final, se resumem a: gotas de gordura, bolhas de ar e cristais de gelo, que formam uma base meio sólida, congelada e aerada.

    Mas não basta misturar os ingredientes para obter um bom sorvete. Se colocarmos tudo em um liquidificador, batermos e levarmos ao freezer, vamos conseguir apenas uma enorme placa de gelo, sem a uniformidade e sem aquela mistura cremosa que conhecemos. Basicamente, faremos um picolé.

    Sabe por que isso acontece? Porque o que dá a deliciosa consistência de um sorvete é um ingrediente simples e fundamental: o ar! _____________, os ingredientes precisam ser misturados, depois batidos e resfriados bem devagar, sendo batidos de tempos em tempos durante esse processo, para que o ar seja incorporado à mistura.

    Também nessa fase do preparo, acontece um outro fenômeno químico interessante: as grandes concentrações de açúcar e sal reduzem o ponto de fusão da água, ou seja, a temperatura em que a água congela.

    […]

Lorena Tarcia. Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br/>.

 

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Os picolés, em geral, são mais leves e contêm menos gordura.”, a conjunção “e” indica:

(     ) a soma de características dos picolés.

(     ) a alternância de características dos picolés.

(     ) a comparação entre características dos picolés.

 

Questão 2 – No trecho “Se olharmos um sorvete pelo microscópio, vamos encontrar basicamente: cristais de gelo, bolhas de ar gelo e gordura.”, a conjunção “Se” introduz:

(     ) uma hipótese.

(     ) uma condição.

(     ) uma concessão.

 

Questão 3 – Sublinhe, no período abaixo, a conjunção que exprime uma conclusão:

“Para fazer um sorvete, portanto, utilizamos gemas de ovos, creme de leite, açúcar, frutas ou outros ingredientes como o chocolate.”

 

Questão 4 – No segmento “Embora os ingredientes variem, no final, se resumem a […]”, a conjunção destacada inicia uma oração chamada de:

(     ) absoluta.  

(     ) coordenada.

(     ) subordinada.

 

Questão 5 – Na parte “Mas não basta misturar os ingredientes para obter um bom sorvete.”, a autora do texto usa a conjunção “Mas” para expressar:

(     ) um contraste.

(     ) uma ressalva.

(     ) uma compensação.

 

Questão 6 – Releia:

“Porque o que dá a deliciosa consistência de um sorvete é um ingrediente simples e fundamental: o ar! _____________, os ingredientes precisam ser misturados […]”

O espaço deve ser preenchido com a conjunção:

(     ) “Porém”.

(     ) “Por isso”.

(     ) “Porquanto”.

 

Questão 7 – Em “[…] para que o ar seja incorporado à mistura.”, a conjunção grifada precede:

(     ) um fato que é a causa dos anteriores.

(     ) um fato que é a finalidade dos anteriores.

(     ) um fato que é a consequência dos anteriores.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: