Atividade de português: Conjunções – 1º ano do ensino médio.

    Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, aborda as conjunções. Vamos aprender mais sobre esses conectivos? Para tal, responda às variadas questões que se referem ao texto Democracia x Aristocracia! Você sabe a diferença? 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                               DATA:

PROF:                                                    TURMA:

NOME: 

Leia:

Democracia x Aristocracia

    Hoje em dia, parece meio estranho falar de poder do (ou no) povo porque há muitos governos democráticos. Mas na época em que foi criado o termo democracia, era muito comum existirem regimes políticos nada democráticos, como a aristocracia.

    Na aristocracia, o governo está na mão dos que se consideram melhores. O poder chega a mão dessas pessoas por conta de privilégios econômicos, sociais ou por hereditariedade e elas permanecem no comando por imposição ou pelo uso da força. Se o povo não concordar com o que eles decidem, não pode fazer nada para mudar.

    Vamos dar um exemplo: Se na sua sala de aula a decisão sobre a festa de encerramento do semestre for discutida com a participação de todos os colegas ou entre representantes escolhidos da turma, estamos falando de uma democracia. Mas, se um dos alunos é filho de um empresário importante ou do prefeito da cidade, e por isso ele se acha no direito de mandar e escolher por todos, sem apoio da turma, aí estamos falando de uma aristocracia.

Disponível em: <“plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados”>.

 

Questões

Questão 1 – No período inicial do texto, há uma conjunção. Aponte-a:

(     ) “meio”

(     ) “de”

(     ) “porque”

 

Questão 2 – No trecho “Mas na época em que foi criado o termo democracia […]”, a conjunção destacada poderia ser substituída por:

(     ) “Contudo”

(     ) “Embora”

(     ) “Porquanto”

 

Questão 3 – O “se” é uma conjunção no segmento:

(     ) “Na aristocracia, o governo está na mão dos que se consideram melhores.”

(     ) “Se na sua sala de aula a decisão sobre a festa de encerramento do semestre for […]”

(     ) “[…] por isso ele se acha no direito de mandar e escolher por todos […]”

 

Questão 4 – No segmento identificado acima, a conjunção “se” exprime:

(     ) um desejo

(     ) uma hipótese

(     ) uma condição

 

Questão 5 – Na parte “[…] era muito comum existirem regimes políticos nada democráticos, como a aristocracia.”, o vocábulo “como” é:

(     ) um advérbio

(     ) uma conjunção

(     ) uma preposição

 

Questão 6 – Grife a conjunção presente neste fragmento:

“[…] e elas permanecem no comando por imposição […]”,

 

A conjunção grifada acima é:

(     ) aditiva

(     ) adversativa

(     ) conformativa

 

Questão 7 – No período “Se o povo não concordar com o que eles decidem, não pode fazer nada para mudar.”, a conjunção “Se” liga orações dependentes entre si. Nesse caso, a conjunção é:

(     ) absoluta

(     ) coordenativa

   ) subordinativa

 

Questão 8 – Em “Mas, se um dos alunos é filho de um empresário importante ou do prefeito da cidade […]”, a conjunção “ou” indica:

(     ) fatos que se opõem.

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

 

Questão 9 – Na passagem “[…] por isso ele se acha no direito de mandar e escolher por todos […]”, a conjunção sublinhada introduz:

(     ) uma conclusão

(     ) uma finalidade

(     ) uma exemplificação

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: