Atividade de português: Concordância, Cerca de – 9º ano

    Atividade de português, voltada para os estudantes do 9º ano, visa ao estudo concordância relativa à expressão “cerca de”. O texto em questão apresenta dados sobre a realidade de crianças, estimados pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Atividade de Português

Leia:

    No universo das crianças que trabalham, 70% estão envolvidas com as “piores formas de trabalho infantil”, que incluem prostituição, tráfico de drogas […]. Cerca de 6 milhões são submetidas a trabalhos degradantes e forçados, estima o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

    Uma decorrência da exploração do trabalho infantil é o tráfico de menores, que, pelos cálculos do Unicef, atinge 1,2 milhão de crianças ao ano.

Almanaque Abril. Atualidades 2006, 2.ed. São Paulo: Abril, 2006.

Questões

Questão 1 – “Cerca de 6 milhões são submetidas a trabalhos degradantes e forçados […]”. Explique a regra relativa à concordância da expressão “cerca de”:

 

Questão 2 – Na parte “[…] estima o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).”, o termo destacado poderia ser substituído por:

a) calcula

b) divulga

c) contesta

d) critica

 

Questão 3 – “70% estão envolvidas com as ‘piores formas de trabalho infantil’ […]”. 70% é um exemplo de numeral:

a) ordinal

b) multiplicativo

c) cardinal

d) fracionário

 

Questão 4 – “[…] são submetidas a trabalhos degradantes e forçados […]”. Justifique a ausência do sinal indicativo de crase nesse trecho:

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: