Atividade de português: Complete com vírgula – 9º ano

    Atividade de português solicita, aos alunos do 9º ano, a colocação adequada das vírgulas, na notícia que responde à pergunta Qual é o maior felino do mundo? Vale destacar que essa atividade explora os diferentes empregos do referido sinal de pontuação.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

 

Reescreva, no espaço indicado, a notícia a seguir, colocando as vírgulas corretamente:

Qual é o maior felino do mundo?

    É o ligre Hércules com 3,3 m de comprimento e 418,2 kg que vive em um santuário para tigres na Carolina do Sul EUA. Um ligre é um híbrido resultado do cruzamento entre um leão e uma tigresa. Em geral esse tipo de animal só nasce em cativeiro onde a intervenção humana cria condições favoráveis. Não há indícios de que existam ligres na natureza pois ainda que o cruzamento entre leão e tigresa possa rolar o imenso tamanho dos fetos causa grande sofrimento à fêmea que normalmente precisa de uma incisão cirúrgica para dar à luz. Não raro ela morre durante ou após o parto. Muitos filhotes nascem com graves doenças congênitas e não sobrevivem por mais de uma semana após o nascimento. A legislação de vários países incluindo o Brasil proíbe a criação de ligres por entender que a sua procriação não tem valor ambiental e pode ser danosa à natureza e às tigresas. Vale dizer que o ligre não é considerado uma nova espécie: seu nome científico é Panthera leo x Panthera tigris junção dos dois animais que lhe dão origem. No que diz respeito a espécies o tigre é o maior felino do mundo.

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br.

 Acesso em: 16 de agosto de 2016.

 

 

 

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: