Atividade de português: Coesão Textual – 9º ano

    Atividade de português destinada aos estudantes do 9º ano, visando ao estudo da coesão textual, por meio de trecho da resenha do filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain”.

    Você pode baixar esta atividade em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade de língua portuguesa em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

Coesão Textual

    Foram realizadas algumas alterações na escrita original deste trecho inicial da resenha do filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain”. Note que o nome da protagonista se repete várias vezes. Pense em palavras que possam substituir o referido nome, reescrevendo o texto:

    O filme conta a história de Amélie Poulain (Audrey Tautou), uma moça que carrega o peso de uma infância solitária, na qual foi privada de contato com outras crianças e sofreu grande influência de seus pais superprotetores e antissociais. Amélie passa pelos anos iniciais da vida fechada em seu próprio universo de imaginação, esperando chegar o dia em que tenha idade suficiente para sair de casa. Assim, quando atinge a maioridade, Amélie passa a morar sozinha e trabalhar como garçonete no Café Dois Moinhos.

    Certo dia, Amélie encontra em seu apartamento uma antiga caixa de recordações e decide procurar pelo dono do objeto. Notando a comoção do homem ao se deparar com este pequeno tesouro de seu passado, Amélie passa a ter uma nova visão da existência, tomando para si a missão de colocar ordem na bagunça da vida das pessoas. […]

Disponível em: <http://www.cafecomfilme.com.br>.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: