Atividade de português: Aposto – 9º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre aposto. Vamos analisá-lo no filme que nos apresenta o filme Num algo dourado? Para isso, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“Num algo dourado”

    Norman Thayer Jr., um professor aposentado que está prestes a completar 80 anos, vai com Ethel Thayer, sua esposa, para sua casa de verão, que fica às margens de um paradisíaco recanto na Nova Inglaterra. Logo depois chega a filha do casal Chelsea Thayer Wayne em companhia de Bill Ray, seu futuro marido, e do filho dele, Billy Ray, que esperam que o idoso casal cuide do adolescente enquanto viajam para a Europa. Inicialmente, o idoso senhor se incomoda com a presença do jovem, mas em pouco tempo o garoto se torna o filho que ele nunca teve e os dois acabam se envolvendo em um acidente.

Disponível em: <https://www.adorocinema.com/filmes/filme-12454/>. (Com corte).

 

Questões 

Questão 1 – Grife o aposto a seguir:

 “Norman Thayer Jr., um professor aposentado que está prestes a completar 80 anos, vai com Ethel Thayer […]”

 

Questão 2 – Identifique o núcleo do aposto grifado anteriormente:

 

 

Questão 3 – O fragmento abaixo foi transcrito sem as vírgulas que indicam o aposto. Coloque-as:

“Logo depois chega a filha do casal Chelsea Thayer Wayne em companhia […]”

 

Questão 4 – O aposto “seu futuro marido” refere-se a:

(     ) “Bill Ray”

(     ) “Billy Ray”.

(     ) “Norman Thayer Jr.”

 

Questão 5 – Assinale o segmento que contém um aposto:

(     ) “[…] vai com Ethel Thayer, sua esposa, para sua casa de verão […]”

(     ) “Inicialmente, o idoso senhor se incomoda com a presença do jovem […]”

(     ) “[…] o garoto se torna o filho que ele nunca teve […]”

 

Questão 6 – Os apostos foram usados no texto para:

(     ) interpelar os personagens do filme.

(     ) apresentar os personagens do filme.

(     ) caracterizar os personagens do filme.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: