Atividade de Português: Ambiguidade – 7º ano

    Atividade de português sobre Ambiguidade para alunos da 7º ano. Trata-se de possíveis sentidos de uma propaganda  e uma conversa entre duas pessoas. É bem divertida.  Como está no nível interpretativo, podes utilizar em séries próximas a essa. Bom trabalho, professor(a)!  🙂  🙂  🙂 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:    

VOCÊ SABE O QUE É AMBIGUIDADE?

    É aquilo que pode ter mais um sentido ou significado. A ambiguidade pode estar em palavras, frases, expressões ou frases completas.

Exemplo: Eu quebrei um galho hoje.

Eu ajudei alguém hoje. (sentido 1)

Eu quebrei uma parte de uma árvore. (sentido 2)

 

1) Imagine que uma gráfica (empresa que faz impressões de livros, apostilas, cartazes ou quaisquer materiais escritos) faz a seguinte propaganda:

 

COM CERTEZA

VOCÊ TERÁ

UMA BOA IMPRESSÃO

DESTA EMPRESA

 

  • Quais os dois sentidos possíveis dessa propaganda?

SENTIDO 1:

 

SENTIDO 2:

 

 

2) Imagine que você está passeando na rua e, de repente, escuta um trecho de duas mulheres conversando:

─ Oi, Letícia!

─ Oi, Joana! Eu acabei de ver a Maria com SUA irmã.

 

  • Quais os dois sentidos possíveis do trecho dessa conversa?

SENTIDO 1:

 

SENTIDO 2:

 

 

 

BOA ATIVIDADE!

 

Por  André Tarragô Martins  –  professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.     

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
Veja também: