Atividade de português: Advérbios de tempo no texto A disciplina do amor – 8º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, explora os advérbios de tempo.  Trata-se daqueles termos que indicam a ideia de tempo, em relação à ocorrência dos fatos! Que tal esmiúça-los no emocionante texto A disciplina do amor, escrito por Lygia Fagundes Telles? Nele, a autora nos conta sobre um cachorro que, mesmo depois de o dono ter morrido na segunda grande guerra, continuou a esperá-lo na esquina… Não deixe de lê-lo e, na sequência, de responder as questões sobre os advérbios de tempo!

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A disciplina do amor

    Foi na França, durante a segunda grande guerra. Um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa.

    A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.

    Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava a sua vida normal de cachorro até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera.

    O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias.

    Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, “mas quem esse cachorro está esperando?”. Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho sempre voltado para “aquela” direção.

Lygia Fagundes Telles. “A disciplina do amor”. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980, p. 99-100.

 

Questões

Questão 1 – Identifique a frase em que o termo destacado é um advérbio de tempo:

a) “Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro […]”

b) “Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata […]”

c) “Uma tarde (era inverno) ele lá ficou […]”

d) “[…] o focinho sempre voltado para “aquela” direção.”

 

Questão 2 – No primeiro parágrafo do texto, o advérbio “pontualmente” exprime:

a) lugar

b) tempo

c) modo

d) meio

 

Questão 3 – O advérbio de tempo “pontualmente” aponta para um fato:

a) previsível na vida do cachorro.

b) concluído na vida do cachorro.

c) contínuo na vida do cachorro.

d) hipotético na vida do cachorro.

 

Questão 4 – Em “A vila inteira conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia […]”, o advérbio de tempo sublinhado modifica o sentido do verbo:

a) “conhecia”

b) “passavam”

c) “faziam”

d) “correspondia”

 

Questão 5 – O trecho “[…] para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.” apresenta um advérbio de tempo. Assinale-o:

a) “logo”

b) “ali”

c) “lá”

d) “longe”

 

Questão 6 – Na passagem “Continuou a ir diariamente até a esquina […]”, o advérbio de tempo “diariamente” poderia ser substituído por:

a) comumente

b) imediatamente

c) cotidianamente

d) esporadicamente

 

Questão 7 – No segmento “Quando ia chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido […]”, o termo grifado desempenha a função de:

(     ) advérbio de tempo

(     ) conjunção subordinativa temporal

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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