Atividade de português: Advérbios de intensidade no texto sobre o cérebro – 8º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano, aborda os advérbios de intensidade. Que tal analisar aquelas palavras que intensificam o sentido de um adjetivo, um advérbio ou um verbo? Para tal, responda às questões sobre o texto que explica A gente usa 100% do cérebro?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

A gente usa 100% do cérebro?

    Você já deve ter ouvido falar que seres humanos não são capazes de usar 100% da capacidade cerebral. Mas isso é um mito. A história surgiu no início do século 20, quando os cientistas ainda entendiam pouco sobre as funções do cérebro. Hoje, eles sabem que usamos todo o potencial desse órgão: os estudos mais atuais revelam que, ao longo de um dia, colocamos em ação 100% das capacidades cerebrais – e não há indícios de que existam áreas inativas nesse órgão. Além disso, nós não teríamos um cérebro tão grande, e que consumisse tanta energia, se só usássemos uma pequena parte desse potencial. 

Disponível em: <http://recreio.uol.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Identifique a passagem em que o termo destacado é um advérbio de intensidade:

(     ) “[…] quando os cientistas ainda entendiam pouco sobre as funções do cérebro.

(     ) “Hoje, eles sabem que usamos todo o potencial desse órgão […]”

(     ) “[…] e que consumisse tanta energia […]”

 

Questão 2 – O advérbio de intensidade, identificado na questão anterior, modifica o sentido de um verbo que exprime:

(     ) um fato concluído.

(     ) um fato contínuo.

(     ) um fato hipotético. 

 

Questão 3 – No texto acima, o advérbio “mais” intensifica o sentido de um adjetivo, que desempenha a função de caracterizar:

(     ) as funções do cérebro.

(     ) os estudos.

(     ) as capacidades cerebrais.

 

Questão 4 – Analise atentamente o fragmento. Logo após, sublinhe o advérbio de intensidade que o compõe:

“Além disso, nós não teríamos um cérebro tão grande […]”

 

Questão 5 – O advérbio de intensidade, sublinhado anteriormente, modifica o sentido de:

(     ) um advérbio

(     ) um verbo

(     ) um adjetivo

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: