Atividade de português: Conjunções no texto sobre meio ambiente – 9º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano, explora as conjunções. Trata-se daquelas palavras que ligam as ideias do texto, estabelecendo variadas relações de sentido! Vamos esmiúça-las no texto Haverá um mapa para este tesouro? Nele, os autores refletem sobre a necessidade de cuidarmos das riquezas de nosso país! Vamos refletir?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Haverá um mapa para este tesouro?

    “Diversidade biológica” significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.” (Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica).

    O Brasil, país de dimensões continentais, sabidamente possui uma enorme biodiversidade, sendo definida como a maior do planeta. Possuir muito, e de diferentes fontes, ecoa aos nossos sentidos como ter à disposição, ao alcance de todos, um grande tesouro. ____________, todos sabemos que um grande tesouro escondido em locais inacessíveis, ou mesmo localizado sob os nossos olhos, sem que tenhamos possibilidade de enxergá-lo, significa um grande sonho…. e sonhos não costumam tornar-se realidade… podem até evoluir para pesadelos…

    Assim, fica evidente que o conhecimento científico, embasado em fatos, é essencial para dar suporte a hipóteses que gerem projetos que permitam expandir esses conhecimentos e servir de partida para projetos que permitam a aplicação racional e sustentada dessa riqueza. Todos sabem que a pior atitude é “… matar a galinha dos ovos de ouro…”. Portanto, precisamos saber de onde vêm os ovos, e como cuidar da galinha e fazê-la reproduzir para que possamos transmitir essa riqueza como herança.

Regina Pakelmann Markus e Miguel Trefault Rodrigues. Revista Ciência & Cultura. Julho a setembro 2003. p. 20.

 

Questões

 

Questão 1 – Identifique, por meio de um traço, a conjunção que compõe este fragmento do “Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica”:

“[…] compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.”

 

Questão 2 – Aponte a função exercida pela conjunção identificada anteriormente:

a) ligar fatos contraditórios.

b) ligar fatos complementares.

c) ligar fatos inconclusos.

d) ligar fatos hipotéticos.

 

Questão 3 – Assinale a alternativa em que o espaço indicado no texto foi corretamente preenchido com uma conjunção adversativa:

a) “No entanto, todos sabemos que um grande tesouro escondido em locais inacessíveis […]”

b) “Embora, todos sabemos que um grande tesouro escondido em locais inacessíveis […]”

c) “Por isso, todos sabemos que um grande tesouro escondido em locais inacessíveis […]”

d) “Porquanto, todos sabemos que um grande tesouro escondido em locais inacessíveis […]”

 

Questão 4 – No segmento “[…] sem que tenhamos possibilidade de enxergá-lo […]”, a conjunção “sem que” estabelece uma relação de:

a) concessão

b) proporção

c) condição

d) comparação

 

Questão 5 – Analise as frases. Logo após, marque aquela em que o vocábulo sublinhado desempenha a função de conjunção:

a) “[…] possui uma enorme biodiversidade, sendo definida como a maior do planeta.”

b) “[…] ou mesmo localizado sob os nossos olhos […]”

c) “Assim, fica evidente que o conhecimento científico […]”

d) “Todos sabem que a pior atitude é […]”

 

Questão 6 – A conjunção, presente na frase marcada acima, é:

a) causal

b) aditiva

c) explicativa

d) alternativa

 

Questão 7 – Localize a conjunção que introduz a conclusão feita pelos autores do texto Haverá um mapa para este tesouro?:

R.

 

Questão 8 – Na passagem “[…] para que possamos transmitir essa riqueza como herança.”, a conjunção destacada exprime:

a) tempo

b) conformidade

c) finalidade

d) consequência

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: