Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos advérbios de intensidade. Vamos analisar os termos que intensificam o sentido de verbos, adjetivos e advérbios? Para isso, responda às questões com base no texto sobre o livro Um time muito especial!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

“Um time muito especial”

    O visual do time não é de impor respeito: uniformes improvisados e rasgados. Os jogadores também são bastante diferentes: um zagueiro grandalhão e mudo, que parece não entender bem o que acontece; uma garota rebelde como armadora; um goleiro de óculo s; um ala asmático; o lateral direito é o único que parece normal; e o outro zaga não passa de um sonhador. Para o treinador do time rival, eles estavam completamente “fora do regulamento”, o que os impediu de disputar a final do campeonato mirim de futebol de salão da cidade. Mas para esses garotos o importante não era vencer o campeonato, e sim a amizade e o carinho que os unia e os transformavam num time muito especial.

Autora do livro: Jane Tutikian. Disponível em: <https://www.amazon.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Há um advérbio de intensidade no trecho:

(     ) “Um time muito especial”.

(     ) “[…] eles estavam completamente ‘fora do regulamento’ […]”

(     ) “Mas para esses garotos o importante não era vencer o campeonato […]”

 

Questão 2 – No trecho apontado anteriormente, o advérbio de intensidade modifica o sentido de:

(     ) um verbo.

(     ) um adjetivo.

(     ) um advérbio.

 

Questão 3 – Sublinhe o advérbio de intensidade neste fragmento do texto:

“Os jogadores também são bastante diferentes […]”

 

Questão 4 – No fragmento acima, o advérbio intensifica o sentido do termo “diferentes”, que desempenha a função sintática de:

(     ) aposto.

(     ) objeto.

(     ) predicativo do sujeito.

 

Questão 5 – Na oração “[…] que parece não entender bem o que acontece […]”, o advérbio “bem” intensifica o sentido do verbo:

(     ) “parece”.

(     ) “entender”.

(     ) “acontece”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: