Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre os advérbios de intensidade. Vamos estudá-los por meio da tira da Mafalda? Então, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

    Faça o download deste exercício de português em:

ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

QUINO. “Mafalda inédita”. São Paulo: Martins Fontes, 1993, p.42.

 

Questões

Questão 1 – Na fala da Mafalda “Eu gosto do Natal porque as pessoas se amam muito mais.”, registra-se o emprego de dois advérbios que exprimem intensidade. Assinale-os:

(     ) “amam”

(     ) “muito”

(     ) “mais”

Questão 2 – Os advérbios, identificados acima, intensificam o sentido de:

(     ) um advérbio

(     ) um adjetivo

(     ) um verbo

 

Questão 3 – Na oração “Como fico feliz!”, o termo “Como” indica:

(     ) uma pergunta feita pela amiga de Mafalda.

(     ) a intensidade do estado de felicidade em que se encontra a amiga de Mafalda.

(     ) uma comparação feita pela amiga de Mafalda.

 

Questão 4 – Na frase “Eu, então, você nem imagina o quanto eu me amo no Natal!”, “quanto” é:

(     ) um advérbio de intensidade.

(     ) um pronome relativo.

(     ) um pronome indefinido.

Questão 5 – Na frase “Mafalda ficou bem decepcionada com o que sua amiga disse!”, o advérbio de intensidade “bem” modifica o sentido:

(     ) do verbo “ficou”.

(     ) do adjetivo “decepcionada”.

(     ) do verbo “disse”.

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: