Atividade de português: Advérbios de intensidade – 7º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do 7º ano, visa ao estudo dos advérbios de intensidade. Em uma das questões, os estudantes são desafiados a assinalar a oração, cujo termo “muito” não exprime a ideia de intensidade. As questões propostas baseiam-se em um fragmento do livro Histórias da Carochinha.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

    Uma vez, um menino, pegando sua irmãzinha pela mão, disse-lhe:

    – Desde que mamãe morreu, nossa vida tem sido muito triste. Nossa madrasta nos maltrata demais e vive nos espancando. Para comer, ela nos dá apenas pão duro e, quando chegamos perto dela, nos enxota como se fôssemos animais. Trata muito melhor o cachorro do que nós. Vamos embora daqui, minha irmãzinha! Em qualquer lugar do mundo, mesmo sozinhos, estaremos mais felizes do que nesta casa!

    O menino puxou, então, a irmã pela mão, e os dois saíram andando por este mundo afora.

“Histórias da Carochinha”. São Paulo: Ativa, 1986. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Identifique a passagem do texto em que se registra o emprego de um advérbio que exprime a ideia de intensidade. Em seguida, sublinhe-o:

a) “Uma vez, um menino, pegando sua irmãzinha pela mão, disse-lhe […]”

b) “– Desde que mamãe morreu, nossa vida tem sido muito triste.”.

c) “[…] quando chegamos perto dela, nos enxota como se fôssemos animais.”

d) “O menino puxou, então, a irmã pela mão, e os dois saíram andando por este mundo afora.”

 

Questão 2 – O advérbio, identificado acima, intensifica o sentido de:

a) um verbo

b) um adjetivo

c) um substantivo

d) um advérbio

 

Questão 3 – Sublinhe o advérbio de intensidade que compõe a frase a seguir.

“Nossa madrasta nos maltrata demais e vive nos espancando”.

R:

 

Questão 4 – Aponte outros advérbios que poderiam ocupar o lugar do advérbio sublinhado na questão anterior:

R:

 

Questão 5 –  Assinale a oração cujo termo “muito” não funciona como advérbio de intensidade:

a) A madrasta é muito má.

b) Eles são muito maltratados pela madrasta.

c) Os irmãos sofrem muito naquela casa.

d) Há muito lugar melhor no mundo para eles viverem.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: