Atividade de português: Advérbios – 9º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre os advérbios. Vamos analisar aqueles termos que exprimem variadas circunstâncias em relação aos fatos? Para tal, responda às questões que exploram os advérbios no texto Mascarado do campo! Já ouviu falar dele?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável no Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                                      DATA:

PROF:                                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

Mascarado do campo

    Ele se apresenta com uma máscara negra, é arisco e raramente é avistado. Ao menor sinal de perigo, parte velozmente. Tem nos dois lados da face uma faixa preta sobre os olhos e, por isso, a ave também é conhecida como tico-tico-mascarado.

    Além da faixa preta nos olhos, essa ave tem, próximo a essa região, mais acima, outra faixa, branca, um pouco mais fina, ressaltando ainda mais a máscara do rosto. O restante da cabeça é preta, as costas e as asas são esverdeadas e o corpo mescla tons que variam do cinza ao negro. A cauda segue o padrão esverdeado das costas, mas por dentro ela é mais escura, fazendo sobressaírem as pontas claras. Curioso mesmo é o bico bicolor: a parte superior é negra, acompanhando o tom da máscara, e a inferior é amarela. Diferente, não?

    O tico-tico-mascarado vive em regiões de capim alto, arbustos e árvores de pequeno porte. Alimenta-se, geralmente, no chão. Grãos, frutos, sementes e insetos podem compor sua dieta. Mas, por ser um animal muito arisco e raramente encontrado, seus hábitos são pouco conhecidos. Os pesquisadores, por enquanto, apenas desconfiam de que a primavera é a estação preferida para a reprodução da espécie. Por outro lado, já descobriram que o tico-tico-mascarado constrói seus ninhos no chão, onde queimadas podem atingi-los facilmente. Então, quando os campos onde vivem pegam fogo, eles perdem seus ovos e filhotes.

    Saber mais sobre o tico-tico-mascarado exige a conservação do seu ambiente e muita observação. Hoje, além das queimadas, a transformação dos campos em terrenos de pastagem e plantio ameaça a existência da ave, que pode ser extinta sem que se tenha melhores informações sobre ela.

    Sávio Freire Bruno e Ana Luiza Mello. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 236. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Ele se apresenta com uma máscara negra, é arisco e raramente é avistado.”, o advérbio modifica o sentido de:

(     ) um verbo.

(     ) um adjetivo.

(     ) um advérbio.

 

Questão 2 – No trecho “Ao menor sinal de perigo, parte velozmente.”, o advérbio destacado exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – Em “Alimenta-se, geralmente, no chão.”, o advérbio poderia ser substituído por:

(     ) “comumente”.

(     ) “principalmente”.

(     ) “instantaneamente”.

 

Questão 4 – Observe os vocábulos destacados nestes fragmentos do texto:

“Mas, por ser um animal muito arisco […]”

“[…] exige a conservação do seu ambiente e muita observação.”

Pode-se afirmar que:

(     ) o primeiro vocábulo é advérbio de intensidade.

(     ) o segundo vocábulo é advérbio de intensidade.

(     ) os dois vocábulos são advérbios de intensidade.

 

Questão 5 – Na oração “[…] seus hábitos são pouco conhecidos.”, o termo sublinhado é:

(     ) um adjetivo.

(     ) um advérbio.

(     ) um pronome.

 

Questão 6 – Na parte “Por outro lado, já descobriram que o tico-tico-mascarado constrói seus ninhos no chão […]”, o advérbio de tempo modifica o sentido de um verbo, cujo sujeito é:

(     ) oculto.

(     ) inexistente.

(     ) indeterminado.

 

Questão 7 – Neste segmento do texto, há um advérbio de tempo. Grife-o:

“Hoje, além das queimadas, a transformação dos campos em terrenos de pastagem e plantio ameaça a existência da ave […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: