Atividade de português: Advérbio de modo – 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos estudantes do 9º ano, propõe o estudo do advérbio de modo, por meio de texto que responde à seguinte pergunta: Quantos países vivem em ditadura?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Quantos países ainda vivem em ditadura?

por Thais Sant’ana 

    Atualmente, 50 países no mundo vivem em regime ditatorial. Também chamadas de “autocracias”, essas nações não permitem voto popular periódico para escolher os governantes e tampouco liberdade de expressão. Em algumas delas, os governos afirmam que são democráticos e até organizam eleições. No entanto, os candidatos da oposição são sempre ameaçados e acabam desistindo ou morrendo “misteriosamente” pouco antes do pleito. Ou então os resultados são para lá de duvidosos, com diversas acusações de fraude.

    Os governos em fase de transição entre democracia e ditadura são chamados de anocracias ou híbridos. Eles respeitam certos direitos e até realizam eleições “razoavelmente” abertas, como é o caso da Ucrânia. Também é o caso da Venezuela, apesar de muitos acharem que ela também é uma ditadura. Por lá, o governo, apoiado pela maioria, cerca os direitos da minoria. […]

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/.  

Acesso em: 03/08/16.

Questões

Questão 1 – A finalidade do texto é:

a) criticar

b) convencer

c) entreter

d) explicar

 

Questão 2 – No trecho […] ou morrendo “misteriosamente” pouco antes do pleito., o advérbio indicador de modo foi colocado entre aspas porque:

R:

 

Questão 3 – Identifique no texto outro advérbio que expressa a circunstância de modo:

R:

 

Questão 4 – Na passagem […] e até realizam eleições “razoavelmente” abertas, como é o caso da Ucrânia., o termo grifado introduz uma:

(     ) comparação

(     ) exemplificação

(     ) conformidade

 

Questão 5 – Em […] apesar de muitos acharem que ela também é uma ditadura., o pronome sublinhado substitui, considerando-se o contexto:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: