Atividade de português: Advérbio de intensidade – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, propõe o estudo do advérbio de intensidade. Você sabe identificar um advérbio que exprime a ideia de intensidade? Vamos aprender por meio de um resumo do livro O menino que vendia palavras? Tenho a certeza de que você ficará com vontade de ler esse livro de Ignácio Loyola Brandão!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia este texto sobre um livro de Ignácio de Loyola Brandão:

O menino que vendia palavras

    O protagonista deste livro é um menino que tem muito orgulho de seu pai, um homem culto, inteligente e que conhece as palavras como ninguém. Se os amigos do menino querem saber o significado de alguma palavra, é ao pai dele que sempre recorrem. Quer saber o que é epitélio? Alforje? Lunático? Ele sempre tem uma resposta. A curiosidade dos amigos é tão grande que o menino logo percebe: e se começasse a negociar o significado das palavras? Gorgolão? Vale uma fotografia de um navio de guerra. Enfado? Um sorvete de picolé, trazido pelo dono da sorveteria. Pantomima? Um chiclete.

    […] E, assim, vai aprendendo essas e outras lições valiosas e percebendo com seu pai o quanto a leitura é necessária, pois quanto mais palavras você conhece e usa, mais fácil e interessante fica a sua vida.

Disponível em: <https://www.travessa.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Um advérbio, que exprime a ideia de intensidade, compõe a frase:

(     ) “Ele sempre tem uma resposta.”

(     ) “A curiosidade dos amigos é tão grande que o menino logo percebe […]”

(     ) “E, assim, vai aprendendo essas e outras lições valiosas […]”

 

Questão 2 – No contexto da frase identificada acima, o advérbio intensifica o sentido de:

(     ) um advérbio

(     ) um verbo

(     ) um adjetivo

 

Questão 3 – O termo “mais” é um advérbio de intensidade em:

(     ) “[…] pois quanto mais palavras você conhece e usa […]”

(     ) “[…] mais fácil e interessante fica a sua vida.”

 

Questão 4 – Assinale a oração que apresenta o emprego de um advérbio de intensidade:

(     ) O pai do menino é muito inteligente!

(     ) O pai do menino conhece o significado de muito vocábulo!

(     ) O pai do menino partilha muito ensinamento!

 

Questão 5 – No último período do texto, “quanto” funciona como:

(     ) advérbio de intensidade

(     ) pronome indefinido

(     ) pronome interrogativo

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: