Atividade de português: Advérbio de intensidade – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do 8º ano, propõe o estudo do advérbio de intensidade. As questões baseiam-se no curioso texto Abrir a cauda de pavão.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em: 

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Abrir a cauda de pavão

    Quando alguém quer aparecer demais, dizemos que ele gosta de “abrir a cauda de pavão”. Os machos possuem penas longas e muito coloridas na cauda, que se abre em forma de leque. Tudo isso serve para impressionar e conquistar as fêmeas. Muitas vezes observamos vários machos se exibindo para uma única fêmea, já que é ela quem escolhe o mais belo entre eles. As fêmeas têm as penas com cores bem mais discretas e não conseguem abrir a cauda como os machos.

Guilherme Domenichelli. “Girafa tem torcicolo? – e outras perguntas divertidas do mundo animal”. Panda Books.

 

Questões

Questão 1 – Releia o primeiro período do texto. Em seguida, identifique o advérbio que exprime a ideia de intensidade:

R: 

 

Questão 2 – O advérbio, identificado na questão anterior, intensifica o sentido de:

a) um verbo

b) um advérbio

c) um adjetivo

d) um substantivo

 

Questão 3 – Na passagem “Muitas vezes observamos vários machos se exibindo para uma única fêmea […]”, o termo em destaque funciona como:

a) advérbio de intensidade

b) numeral

c) pronome indefinido

d) substantivo

 

Questão 4 – Registra-se a presença de um advérbio de intensidade em:

a) “Os machos possuem penas longas e muito coloridas na cauda […]”

b) “[…] que se abre em forma de leque.”

c) “Tudo isso serve para impressionar e conquistar as fêmeas.”

d) “[…] e não conseguem abrir a cauda como os machos.”

 

Questão 5 – Identifique o segmento do texto em que se empregou um advérbio de intensidade para estabelecer uma comparação. Em seguida, grife-o:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: