Atividade de português: Advérbio – 7º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do 7º ano, propõe o estudo do advérbio, por meio de texto que nos conta sobre o livro O que cabe em um abraço, escrito pelo médico J.J Camargo.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este texto que nos conta sobre o livro “O que cabe em um abraço”, de J.J Camargo:

Um abraço vale mais do que mil palavras

    A medicina se divide em diversas especialidades, mas os médicos, em apenas dois tipos: aqueles que tratam a doença e aqueles que tratam o paciente. O dr. J.J. Camargo é um representante do segundo grupo. Para tanto, ele ouve seus pacientes e volta e meia os abraça – ou é surpreendido por um abraço. Pode ser um abraço de consolo, de gratidão, de conforto: o abraço diz aquilo que muitas vezes as palavras omitem.

    Referência internacional em cirurgia torácica e autor do primeiro transplante de pulmão da América Latina, o dr. J.J. Camargo, nestas mais de sessenta crônicas, ilumina o lado mais humano da medicina, muitas vezes deixado de lado em prol de um pretenso tratamento objetivo das doenças.

    Além de relembrar histórias de consultório e da prática cirúrgica, o autor conta anedotas de sala de aula, do período em que fez estágio de pós-graduação na famosa Clínica Mayo, nos Estados Unidos, de congressos que frequentou, sempre tendo a medicina como assunto principal, mas sem nunca esquecer que seu alicerce são as relações humanas.

Disponível em: <http://www.lpm.com.br/>.

Questões

Questão 1 – A finalidade do texto é:

 

 

Questão 2 –  Há uma opinião sobre o livro na passagem:

a) “A medicina se divide em diversas especialidades, mas os médicos, em apenas dois tipos […]”

b) “Referência internacional em cirurgia torácica e autor do primeiro transplante de pulmão […]”

c) “[…] o dr. J.J. Camargo, nestas mais de sessenta crônicas, ilumina o lado mais humano […]”

d) “Além de relembrar histórias de consultório e da prática cirúrgica, o autor conta anedotas […]”

 

Questão 3 – Para tanto, ele ouve seus pacientes e volta e meia os abraça – ou é surpreendido por um abraço.”. Identifique os referentes dos pronomes destacados:

  

Questão 4 – No trecho “[…] sempre tendo a medicina como assunto principal, mas sem nunca esquecer que seu alicerce são as relações humanas.”, o advérbio grifado indica:

a) tempo

b) lugar

c) modo

d) instrumento

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: