Atividade de português: Adjunto adverbial de tempo – 8º ano

    Atividade de português, direcionada aos alunos do oitavo, visa ao estudo do adjunto adverbial de tempo. Vamos entender o funcionamento dessas expressões que indicam tempo na construção do texto As pérolas, de Carlos Drummond de Andrade? Então, responda às questões!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

As Pérolas

    Dentro do pacote de açúcar, Renata encontrou uma pérola. A pérola era evidentemente para Renata, que sempre desejou possuir um colar de pérolas, mas sua profissão de doceira não dava para isto.

    Agora vou esperar que cheguem as outras pérolas” – disse Renata, confiante. […]

    Os clientes queixavam-se de que os doces de Renata estavam demasiado doces, e muitas devolviam as encomendas. Por que não aparecia outra pérola? Renata deixou de ser doceira qualificada, e ultimamente só fazia arroz-doce. Envelheceu.

    A menina que provou o arroz-doce, aquele dia, quase ia quebrando um dente, ao mastigar um pedaço encaroçado. O caroço era uma pérola. A mãe não quis devolvê-la a Renata, e disse: “Quem sabe se não aparecerão outras e eu farei com elas um colar de pérolas? Vou encomendar arroz-doce toda semana.”

ANDRADE, Carlos Drummond de. “Contos plausíveis”. Rio de Janeiro, J. Olympio, 1985. p.44.

 

Questões

Questão 1 – Identifique a frase, presente no primeiro período do texto, com um adjunto adverbial que indica tempo. Em seguida, grife-o:

R.

 

Questão 2 – No trecho “Agora vou esperar que cheguem as outras pérolas […]” o adjunto adverbial de tempo “Agora” modifica o sentido:

(     ) de uma ação da doceira Renata.

(     ) de uma ação da menina que provou o arroz-doce.

(     ) de uma ação da mãe da menina que provou o arroz-doce.

 

Questão 3 – Na passagem “Renata deixou de ser doceira qualificada, e ultimamente só fazia arroz-doce.”, o adjunto adverbial de tempo “ultimamente” modifica o sentido do verbo:

R.

 

Questão 4 – Levando-se em consideração o adjunto adverbial sublinhado, a frase “A menina que provou o arroz-doce, aquele dia, quase ia quebrando […]” poderia ser escrita deste modo:

(     ) “A menina que provou o arroz-doce, por aquele dia, quase ia quebrando […]”

(     ) “A menina que provou o arroz-doce, daquele dia, quase ia quebrando […]”

(     ) “A menina que provou o arroz-doce, naquele dia, quase ia quebrando […]”

 

Questão 5 – Identifique o adjunto adverbial de tempo no último período do texto:

R.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: