Atividade de português: Adjunto adverbial – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do 8º ano, propõe o estudo do adjunto adverbial, empregado na construção do texto que nos conta sobre o “Instituto Terra”. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

    O Instituto Terra é uma organização civil sem fins lucrativos fundada em abril de 1998, que atua na região do Vale do Rio Doce, entre os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Trata-se de uma região do Brasil que vivencia as consequências do desmatamento e do uso desordenado dos recursos naturais como a seca, a erosão do solo e a falta de condições para o homem do campo viver e prosperar.

    Atualmente, o Instituto Terra conta com 22 associados, sendo 2 associados fundadores vitalícios, 8 associados fundadores e 12 associados efetivos.

    Suas principais ações envolvem a restauração ecossistêmica, produção de mudas de Mata Atlântica, extensão ambiental, educação ambiental e pesquisa científica aplicada.

    O Instituto Terra administra a Fazenda Bulcão, que é constituída de uma área total de 709,84 hectares, sendo 608,69 hectares reconhecidos como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) desde a sua fundação – trata-se da primeira RPPN constituída em uma área degradada de Mata Atlântica. Em Minas Gerais, desde de 2004, existe a figura da Reserva Particular de Recomposição Ambiental, destinada a áreas degradadas e inspirada na Fazenda Bulcão. […]

Disponível em: <http://www.institutoterra.org/>. Acesso em: 20 de dezembro de 2016.

 

Questões

Questão 1 – O “Instituto Terra” atua na região do Vale do Rio Doce. De que forma o texto caracteriza essa região?

  R: 

 

Questão 2 – Identifique as principais ações do “Instituto Terra” na região onde atua:

R:

  

Questão 3 – “[…] sendo 2 associados fundadores vitalícios […]”. O que significa a palavra vitalícios?

R:

 

Questão 4 – Em “[…] Em Minas Gerais, desde de 2004, existe a figura da Reserva […]”, o adjunto adverbial destacado indica a ideia de:

a) lugar

b) meio

c) tempo

d) modo

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: