Atividade de português: Adjetivos e locuções adjetivas – 7º ano

    Atividade de português, indicada aos alunos do sétimo ano, visa ao estudo dos adjetivos e da locuções adjetivas. As questões propostas baseiam-se no texto Criançando, em que Sylvia Orthof narra a sua emoção quando ganhou um livro de Monteiro Lobato! Segundo ela, “Ai, que maravilha maravilhosamente maravilhosa!”. Nessa frase, você sabe qual palavra funciona como adjetivo? Vamos ao desafio?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Criançando

    E quando mudamos para a Epitácio Pessoa, de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas, ganhei um livro de Monteiro Lobato! Ai, que maravilha maravilhosamente maravilhosa!

    Era o meu primeiro livro com história em português… e minha casa tinha um quintal comprido, como eram os quintais de antes… e ali brinquei de ser Emília.

    No quintal, as três mangueiras: manga-espada, manga-rosa e a manga-carlotinha.

    Eu brincava com as mangas caídas no chão. A manga-carlotinha tinha um jeito de Emília. A manga-rosa, imponente, era a Dona Benta. […] A manga-espada era minha mãe, cortando meu brinquedo: espada, faca. Eu odiava ter que tomar banho e vestir meu vestido formal para o jantar! Naquele tempo, as crianças pareciam que estavam endomingadas, só para jantar. E minha avó, Clara, usava vestidos de crepe negro, imponentes.

ORTHOF, Sylvia. “Livro aberto: confissões de uma inventadeira de palco e de escrita”. 3 ed. São Paulo: Atual, 1996.

 

Questões

 

Questão 1 – Na frase “Ai, que maravilha maravilhosamente maravilhosa!”, qual palavra funciona como adjetivo?

(     ) “maravilha”

(     ) “maravilhosamente”

(     ) “maravilhosa”

 

Questão 2 – Reescreva a passagem “[…] como eram os quintais de antes… e ali brinquei de ser Emília.”, substituindo a locução adjetiva “de antes” pelo adjetivo correspondente:

R.

 

Questão 3 – O adjetivo “imponente” caracteriza:

R.

 

Questão 4 – No trecho “[…] e vestir meu vestido formal para o jantar!”, o adjetivo “formal” é:

(     ) composto

(     ) derivado

(     ) primitivo

 

Questão 5 – Na oração “A manga-carlotinha tinha um jeito de Emília.”, a locução adjetiva destacada exprime uma ideia de:

(     ) posse

(     ) origem

(     ) qualidade

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: