Atividade de Português: Acentuação gráfica – 9º ano

    Atividade de português, indicada a alunos do nono ano do ensino fundamental, com exercícios de acentuação gráfica para responder de forma escrita a respeito não só das regras gerais de acentuação, bem como para pensar as possibilidades da Língua! No final, há uma questão-desafio que pergunta se a palavra estrangeira performance fizesse parte do Português, como seria acentuada? Em qual regra estaria?  Dá uma olhada lá, professor(a)!  Bom trabalho!  🙂  🙂  🙂 

    É possível fazer download desta avaliação em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (modelo pronto para imprimir), está disponível também a atividade respondida. 

 

 

    Faça o download desta atividade de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

ATIVIDADE DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA

Responda às perguntas referentes às regras de acentuação gráfica:

 

1) As palavras  “Estudaríamos” e “Lâmpada” são acentuadas pela mesma regra de acentuação. Qual regra é essa? 

 

2) Se retirássemos o acento de “médica”, teríamos outra palavra existente da Língua Portuguesa? 

 

3) O til da palavra “aviãozinho” marca a sílaba tônica?

 

4) As palavras “Memória”, “História” e “Ótimo” não são acentuadas pela mesma regra. Justifique o porquê:

 

5) A palavra “líder” recebe acento por qual razão?

 

6) O nome próprio Luís recebe acento por qual razão?

 

7) As palavras  sofá, café, avô, alguém e armazéns são acentuadas por qual regra?

 

QUESTÃO DIFÍCIL – VAMOS VER ESSA!

8) Se a palavra estrangeira “performance” fosse uma palavra da língua portuguesa, como seria acentuada e em qual regra seria classificada?

 

 

Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal  www.acessaber.com.br.

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
Veja também: