Atividade de português: Acentuação gráfica – 2º ano

    Atividade de português, direcionada aos alunos do segundo no do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre a acentuação gráfica.

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

 

Acentuação gráfica

1) Em cada alternativa ocorrem vocábulos que terminam com a mesma letra, mas são diferentes quanto à posição da sílaba tônica. Acentue cada um de acordo com as normas:

 

Oxítonas                   Paroxítonas                     Proparoxítonas

Sofa                            salada                              camera

 

Atras                         atlas                                excentricas

 

Nago                        doce                                 pessegos

 

Queiros                  moleques                          indice

 

 

2) Assinale a alternativa incorreta:

a) Flúor, biquíni, oásis, próton, útil, bônus, tórax são acentuadas por se tratar de paroxítonas terminadas em R-I(S) – N – L – U(S) – X.

b) Álbum deve ser acentuada pela mesma regra que manda acentuar médium.

c) Amêndoa e cárie devem ser acentuadas pela mesma regra que manda acentuar pâncreas e série.

d) Órfãos e órgãos recebem acento por se tratar de oxítonas terminadas em ditongo.

e) Ímã, bíceps e órfãs são palavras paroxítonas corretamente acentuadas.

 

3)Acentue os ditongos de acordo com a respectiva regra:

a) Degrau, prosaico, ilheu

R.

b) onomatopeia, aldeia, apoia.

R.

c) apoio(verbo), apoio(substantivo), paranoico.

R.

d) povareu, apogeu, esferoide.

R.

 

 

4) Acentue o i e o u em hiato, de acordo com as regras.

a) miudo =

b) raiz =

c) Raul =

d) raizes =

e) cairmos =

f) caistes =

g) tainha =

 

5) Observe o modelo a seguir:

I. Mandaram encomendar o livro.

II. Mandaram encomendá-lo.

 

Reescreva a frase I, conforme o modelo da II, permutando o verbo encomendar pelos seguintes:

a) Pagar

R.

b) Escrever

R.

c) Discutir

R.

d) Substituir

R.

e) Recompor

 

Por Camila Farias.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

camila pereira de farias:
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