Atividade de português: Acentuação – 8º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre acentuação. Vamos analisar as palavras acentuadas no texto Joaninhas? Para tanto, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Joaninhas

    Muito fala-se das joaninhas, pequenos insetos da família Coccinellidae, da qual já foram descritas mais de 6.000 espécies. Além de sua beleza e de serem admiradas em muitas culturas como símbolo de boa sorte e fartura, as joaninhas ______ o seu lugar no mundo por outra razão: são predadoras de pulgões, considerados pragas agrícolas e que podem causar sérios prejuízos às plantações (e também de ácaros, pólen e néctar).

Disponível em: <http://faunaeflora.terradagente.g1.globo.com/>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Grife a seguir o monossílabo tônico acentuado:

“Muito fala-se das joaninhas, pequenos insetos da família Coccinellidae, da qual já foram descritas mais de 6.000 espécies.”

 

Questão 2 – Acentua-se a palavra, sublinhada no trecho “[…] como símbolo de boa sorte e fartura […]”, porque ela:

(     ) é proparoxítona.

(     ) é oxítona terminada em “o”.

(     ) é paroxítona terminada em ditongo.

 

Questão 3 – Complete o espaço com “tem” ou “têm”:

“[…] as joaninhas ______ o seu lugar no mundo por outra razão […]”

 

Questão 4 – Assinale a passagem que contém uma palavra oxítona acentuada:

(     ) “Além de sua beleza e de serem admiradas em muitas culturas […]”

(     ) “[…] são predadoras de pulgões, considerados pragas agrícolas […]”

(     ) “[…] podem causar sérios prejuízos às plantações […]”

 

Questão 5 – Justifique o acento na palavra oxítona acentuada na passagem assinalada acima:

 

 

Questão 6 – No segmento “[…] (e também de ácaros, pólen e néctar).”, há dois vocábulos paroxítonos acentuados. Identifique-os:

(     ) “também” e “ácaros”.

(     ) “ácaros” e “pólen”.

(     ) “pólen” e “néctar”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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