Atividade de matemática para alunos do quarto ou quinto ano, esta atividade aborda exercícios de escrita e leitura dos números romanos.
Esta atividade está disponível para download em modelo do Word, em PDF pronto para imprimir e a atividade com respostas.
Baixe este exercício de matemática em:
- Word: Atividade de matemática: Números romanos – 4º ou 5º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de matemática: Números romanos – 4º ou 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de matemática: Números romanos – 4º ou 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANA
OS SÍMBOLOS I, X, C, E M PODEM SER REPETIDOS ATÉ TRÊS VEZES, INDICANDO ADIÇÃO OU SUBTRAÇÃO. QUANDO ELES ESTÃO A DIREITA DE UM OUTRO DE MAIOR VALOR, SOMAMOS. SE ESTIVEREM A ESQUERDA DE UM NÚMERO MAIOR, SUBTRAÍMOS.
EX.: XI = 10 + 1
IX = 10 – 1
OS NÚMEROS ROMANOS SÃO OS SEGUINTES:
I = 1
V = 5
X = 10
L = 50
C = 100
D = 500
M = 1000
EXERCÍCIOS
1) REPRESENTE OS NÚMEROS ABAIXO POR MEIO DE NÚMEROS ROMANOS:
A) 27 =
B) 48 =
C) 76 =
D) 189 =
E) 251 =
F) 325 =
G) 400 =
H) 443 =
I) 574 =
J) 790 =
K) 832 =
L) 999 =
M) 1.376 =
N) 2.682 =
2) PASSE OS NÚMEROS ROMANOS PARA NÚMEROS INDO-ARÁBICOS:
A) CCXLIX =
B) CDXVII =
C) DLXVIII =
D) CMLXXIX =
E) MDCLI =
F) MMDLXXXVI =
3) LIGUE OS NÚMEROS CORRESPONDENTES:
MD 1.555
MDV 1.055
MDLV 1.500
MV 1.505
MLV 1.005
4) REPRESENTE COM NÚMEROS ROMANOS, CONFORME O EXEMPLO:
QUATROCENTOS E SETENTA E SEIS = CDLXVI
A) OITOCENTOS E OITENTA E OITO =
B) DOIS MIL, SETECENTOS E QUATRO =
C) TRÊS MIL, NOVECENTOS E DEZ =
D) MIL, SEISCENTOS E TRINTA E NOVE =
E) MIL E QUINHENTOS =
F) SETENTA E QUATRO =
G) TRÊS MIL E QUATROCENTOS E DEZ =
H) DOIS MIL E OITOCENTOS =
Por ACESSABER