Atividade de matemática: Números romanos – 4º ou 5º ano

    Atividade de matemática para alunos do quarto ou quinto ano, esta atividade aborda exercícios de escrita e leitura dos números romanos.

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANA

            OS SÍMBOLOS I, X, C, E M PODEM SER REPETIDOS ATÉ TRÊS VEZES, INDICANDO ADIÇÃO OU SUBTRAÇÃO. QUANDO ELES ESTÃO A DIREITA DE UM OUTRO DE MAIOR VALOR, SOMAMOS. SE ESTIVEREM A ESQUERDA DE UM NÚMERO MAIOR, SUBTRAÍMOS.

EX.: XI = 10 + 1

IX = 10 – 1

OS NÚMEROS ROMANOS SÃO OS SEGUINTES:

I = 1

V = 5

X = 10

L = 50

C = 100

D = 500

M = 1000

 

EXERCÍCIOS

1)    REPRESENTE OS NÚMEROS ABAIXO POR MEIO DE NÚMEROS ROMANOS:

A)   27 = 

B)   48 = 

C)   76 = 

D)   189 = 

E)   251 = 

F)   325 = 

G)   400 = 

H)   443 = 

I)     574 = 

J)    790 = 

K)   832 = 

L)    999 = 

M)  1.376 = 

N)   2.682 = 

 

2)    PASSE OS NÚMEROS ROMANOS PARA NÚMEROS INDO-ARÁBICOS:

A)   CCXLIX = 

B)   CDXVII = 

C)   DLXVIII = 

D)   CMLXXIX = 

E)   MDCLI = 

F)   MMDLXXXVI = 

 

3)    LIGUE OS NÚMEROS CORRESPONDENTES:

MD                                                                   1.555
MDV                                                                1.055
MDLV                                                             1.500
MV                                                                   1.505
MLV                                                                1.005

4)    REPRESENTE COM NÚMEROS ROMANOS, CONFORME O EXEMPLO:

QUATROCENTOS E SETENTA E SEIS = CDLXVI

 

A)   OITOCENTOS E OITENTA E OITO =

 

B)   DOIS MIL, SETECENTOS E QUATRO =

 

C)   TRÊS  MIL, NOVECENTOS E DEZ =

 

D)   MIL, SEISCENTOS E TRINTA E NOVE =

 

E)   MIL E QUINHENTOS =

 

F)   SETENTA E QUATRO =

 

G)   TRÊS MIL E QUATROCENTOS E DEZ =

 

H)     DOIS MIL E OITOCENTOS =

 

 

Por ACESSABER

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