Atividade de matemática: Números romanos – 4º ou 5º ano

    Atividade de matemática proposta a alunos do quarto ou quinto ano, nesta atividade temos exercícios de leitura e escrita de números romanos.

    Você pode fazer o download desta atividade em Word modelo que pode ser editado, em PDF pronto para impressão e a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                     DATA:

PROF:                                                         TURMA:

NOME:

SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANA

   OS SÍMBOLOS I, X, C, E M PODEM SER REPETIDOS ATÉ TRÊS VEZES, INDICANDO ADIÇÃO OU SUBTRAÇÃO. QUANDO ELES ESTÃO A DIREITA DE UM OUTRO DE MAIOR VALOR, SOMAMOS. SE ESTIVEREM A ESQUERDA DE UM NÚMERO MAIOR, SUBTRAÍMOS.

EX.: XI = 10 + 1

IX = 10 – 1

OS NÚMEROS ROMANOS SÃO OS SEGUINTES:

I = 1

V = 5

X = 10

L = 50

C = 100

D = 500

M = 1000

 

EXERCÍCIOS

1)    REPRESENTE OS NÚMEROS ABAIXO POR MEIO DE NÚMEROS ROMANOS:

A)   27 =

B)   48 =

C)   76 =

D)   189 =

E)   251 =

F)   325 =

G)   400 =

H)   443 =

I)     574 =

J)    790 =

K)   832 =

L)    999 =

M)  1.376 =

N)   2.682 =

 

2)    PASSE OS NÚMEROS ROMANOS PARA NÚMEROS INDO-ARÁBICOS:

A)   CCXLIX =

B)   CDXVII =

C)   DLXVIII =

D)   CMLXXIX =

E)   MDCLI =

F)   MMDLXXXVI =

 

3)    LIGUE OS NÚMEROS CORRESPONDENTES:

MD                                    1.555
MDV                                  1.055
MDLV                                1.500
MV                                    1.505
MLV                                  1.005

4)    REPRESENTE COM NÚMEROS ROMANOS, CONFORME O EXEMPLO:

QUATROCENTOS E SETENTA E SEIS = CDLXVI

A)   OITOCENTOS E OITENTA E OITO = 

B)   DOIS MIL, SETECENTOS E QUATRO = 

C)   TRÊS  MIL, NOVECENTOS E DEZ = 

D)   MIL, SEISCENTOS E TRINTA E NOVE = 

E)   MIL E QUINHENTOS = 

F)   QUATROCENTOS E NOVENTA = 

G)   SETENTA E QUATRO = 

H)   TRÊS MIL E QUATROCENTOS E DEZ = 

I)     DOIS MIL E OITOCENTOS = 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: