Atividade de Literatura: Barroco – 1º ano do ensino médio

    Atividade de Literatura, indicada a alunos do primeiro ano do ensino médio, sobre o Barroco. A atividade consiste na análise de músicas e do Sermão da Sexagésima do Padre Antônio Vieira.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

BARROCO

1) Relacione os estilos do Barroco as suas características:

  1. cultismo
  2. conceptismo

(   )Estilo marcado pelo jogo de ideias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, racionalista, que utiliza uma retórica aprimorada.Um dos principais cultores desse estilo foi o espanhol Quevedo, do qual deriva o termo Quevedismo.

(  )Estilo caracterizado pela linguagem rebuscada, culta, extravagante; pela valorização do pormenor mediante jogos de palavras, com visível influência do poeta espanhol Luís de Gôngora, daí o estilo ser chamado também de Gongorismo.

 

2) A estética barroca floresceu em toda a Europa do século XVII. Em alguns países, em função das influências locais, recebeu denominações particulares. Abaixo segue essas denominações exceto em:

a) (   ) Gongorismo – Espanha

b) (   )Marinismo – Itália

c) (   )Eufuismo – Inglaterra

d) (   )Preciosismo- França

e) (   )Silesianismo – Alemanha

f) (   )Quevedismo- Portugal

 

3) Assinale na alternativa que apresenta poetas cujas obras se enquadram na escola literária barroca:

a) (   ) Padre Antônio Vieira, Francisco Rodrigues Lobo, D.Francisco Manuel de Melo,Frei Luís de Sousa, Sóror Mariana Alcoforado, Antônio José da Silva, Padre Mnuel Bernardes.

b) (   )Nicolau Tolentino, Antônio Vieira, Francisco Rodrigues Lobo, D.Francisco Manuel de Melo,Frei Luís de Sousa, Sóror Mariana Alcoforado, Antônio José da Silva.

c) (   )Antônio Dinis da Cruz e Silva, Antônio Vieira, Francisco Rodrigues Lobo, D.Francisco Manuel de Melo,Frei Luís de Sousa, Sóror Mariana Alcoforado, Antônio José da Silva.

d) ( )Antônio Vieira, Francisco Rodrigues Lobo, D.Francisco Manuel de Melo,Frei Luís de Sousa, Sóror Mariana Alcoforado, Antônio José da Silva, Gil Vicente.

 

Texto para as questões 4 e 5

Heavy Metal Do Senhor

O cara mais underground

Que eu conheço é o diabo

Que no inferno toca cover

Das canções celestiais

Com sua banda formada

Só por anjos decaídos

A plateia pega fogo

Quando rolam os festivais…

Enquanto isso Deus brinca

De gangorra no playground

Do céu com santos

Que já foram homens de pecado

De repente os santos falam

“Toca Deus um som maneiro”

E Deus fala

“Aguenta vou rolar Um som pesado”

A banda cover do diabo

Acho que já tá por fora

O mercado tá de olho

É no som que Deus criou

Com trombetas distorcidas

E harpas envenenadas

Mundo inteiro vai pirar

Com o heavy metal do Senhor…

Zeca Baleiro. https://www.letras.mus.br/zeca-baleiro/43682/

 

4) Assinale nas alternativas que apresentam características do Barroco presentes na letra da canção.

a) (   )religiosidade ( por mencionar Deus e o diabo)  

b) (   ) material e espiritual

c) (   )conflito entre o terreno e o espiritual

d) (   )Homem x Deus

e) (   ) o cultismo , linguagem rebuscada , extravagante, jogo de palavras.

f) (   ) o conceptismo jogo de ideias e conceitos.

 

5) Explique em poucas palavras o que você entendeu com a leitura da canção e faça um paralelo com a escola literária Barroco:

 

 

Texto para as questões de 06 a 08

Sermão da Sexagésima

   Será por ventura o estilo que hoje se usa nos púlpitos? Um estilo tão dificultoso, um estilo tão afetado, um estilo tão encontrado a toda a arte e a toda natureza? Boa razão é também esta. O estilo há de ser muito fácil e natural. Por isso, Cristo comparou o pregar ao semear. Compara Cristo o pregar ao semear, porque o semear é uma arte que tem mais da natureza que de arte.

Já que falo contra os estilos modernos, quero alegar por mim o estilo do mais antigo pregador que houve no Mundo. E qual foi ele? O mais antigo pregador que houve no Mundo foi o Céu. Suposto que o Céu é pregador, deve ter sermões e deve ter palavras. E quais são estes sermões e estas palavras do Céu?

_ As palavras são as estrelas, os sermões são a composição, a ordem, a harmonia e o curso delas. O pregar há de ser como quem semeia, e não como quem ladrilha ou azuleja. Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras. Se de uma parte está branco, de outra há de estar negro; se de uma parte está dia , de outra há de estar noite? Se  de uma parte dizem luz, da outra hão de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão de dizer subiu. Basta que não havemos de ver nem sermão duas palavras em paz? Todas hão de estar sempre em fronteira com o seu contrário?(…)

Mas dir-me-eis: Padre, os pregadores de hoje não pregam do Evangelho, não pregam das sagradas escrituras? Pois como não pregam a palavra de Deus?_Esse é o mal. Pregam palavras de Deus, mas não pregam a Palavra de Deus.

                                                                                 Padre Antônio Vieira. Texto extraído do livro: Literatura portuguesa: das origens aos nossos dias. De Nicola, José – São Paulo: Scipione, 1999 .p.101

 

6) “Será por ventura o estilo que hoje se usa nos púlpitos? Um estilo tão dificultoso, um estilo tão afetado, um estilo tão encontrado a toda a arte e a toda natureza?” A quais estilos Padre Antônio Vieira faz uma crítica?

a) (   ) ao estilo Barroco e ao cultismo

b) (   ) ao estilo Barroco e ao conceptismo.

 

7) Analise as palavras destacadas no fragmento do sermão: “Se de uma parte está branco, de outra há de estar negro; se de uma parte está dia , de outra há de estar noite? Se  de uma parte dizem luz, da outra hão de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão de dizer subiu…” Qual figura de linguagem Vieira critica nesse trecho?

a) (   ) antítese

b) (   ) pleonasmo

c) (   ) metáfora

d) (   ) metonímia

 

8) Em todo o texto apresentado há crítica ao jogo de palavras, porém ao final do texto o próprio Padre faz um jogo com o substantivo “palavra”. Explique esse jogo.

 

 

9) Faça a leitura do trecho da música “Meu eu em você” da dupla sertaneja Victor e Léo e identifique uma figura de linguagem utilizada com frequência nos  poemas barrocos. Após Justifique sua resposta com elementos da canção.

 

  “Sou teu ego, tua alma
Sou teu céu, o teu inferno, a tua calma
Eu sou teu tudo, sou teu nada
Minha pequena, és minha amada
Eu sou o teu mundo, sou teu poder
Sou tua vida, sou meu eu em você”

 

A figura de linguagem presente nesse trecho da música denominamos de:

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva 
Graduada em Letras

Rosiane Fernandes:
Veja também: