Interpretação de texto: Sobre Deficiência e Acessibilidade – 9º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do nono ano do ensino fundamental.  Trata-se de um texto junto a uma charge mostrando a relação entre cidade e portadores de deficiência física. A partir desses textos, abordam-se perguntas acerca desse assunto de relevância social. Bom trabalho, professor(a)!  😉    😉    😉 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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NOME:    

 

Acessibilidade, Inclusão Social e Desenho Universal: Tudo a Ver

“A acessibilidade é um direito, não um privilégio”, William Loughborough.

 

Como definir “acessibilidade”?

    O dicionário nos diz que “acessibilidade” é um substantivo que denota a qualidade de ser acessível; “acessível”, por sua vez, é um adjetivo que indica aquilo a que se pode chegar facilmente; que fica ao alcance. Na área da Deficiência, quando este termo começou a ser utilizado, estava restrito ao ambiente construído e designava a eliminação de barreiras arquitetônicas. Na verdade, a expressão mais frequentemente usada era “eliminação de barreiras”, pois ficava subentendido que a pessoa se referia às barreiras arquitetônicas.

    A sensação que as pessoas tinham (tanto as pessoas com deficiência quanto familiares, amigos e profissionais) era muito negativa: a cidade era vista como um lugar perigoso, cheio de armadilhas e obstáculos a serem enfrentados, que requeriam disposição e paciência, todo dia. Nada era fácil, nada era possível. A ilustração de Ricardo Ferraz traduz brilhantemente a percepção e o sentimento dessa época.

 

( Retirado de http://apnendenovaodessa.blogspot.com.br/2011/05/como-definir-acessibilidade.html)


RESPONDA ÀS PERGUNTAS A PARTIR DO TEXTO:

As respostas devem ser:

– legíveis

– à caneta

– completas

 

1) A partir da leitura do texto e do desenho em questão o que você entende por acessibilidade?

R:

 

2) Segundo o dicionário Aulete, arquitetura é a “Arte e técnica de projetar espaços e edificações adequados a vivências e atividades humanas”. Como você define o que autor quis dizer com “barreiras arquitetônicas”?

R:

 

3) O autor utilizou parênteses no segundo parágrafo. Qual a função deles na construção de sentido nesta parte do texto?

R:

 

4) Você acha que a cidade em que vive possui acessibilidade para pessoas de determinadas deficiências em geral? Independentemente de sua resposta for positiva ou negativa, comente brevemente sobre sua percepção disso.

R:

 

5) Na ilustração, o advérbio “NÃO” está escrito bem grande. O que ele representa na verdade além do valor de negação para o desenho como um todo?

R:

 

 

 

Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal  www.acessaber.com.br

 

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
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