Atividade de interpretação: O pulo do gato – 4º ano

    Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quarto ano do ensino fundamental, o texto analisado é “O pulo do gato”.

    Esta atividade de português está disponível para download em Word (modelo que pode ser editado), em PDF (pronto para imprimir) e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

O PULO DO GATO

    A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela sabia como todo mundo sabe, que o gato é o maior mestre pulador e nem adiantava tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se safava. Decidiu então a raposa usar da esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz:

    – Chega de correr atrás um do outro, mestre gato. Vamos agora viver em paz!

    – Não é bem assim, comadre raposa – corrigiu o gato. – Não é um que corre atrás do outro, é uma que corre atrás do outro,é a “uma”, que é a senhora, que corre atrás do “outro”, que sou eu…

    – Bom, de qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou! O gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia.      A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor. Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, a cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato.

    Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática seu plano sinistro. No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado! E o gato? Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo esborrachar-se num toco de aroeira.

    Ainda tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou:

    – Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me ensinou!

    – Não ensinei, nem ensino!Esse é o segredo que me salva de malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!

BANDEIRA,Pedro. Nova Escola,nº48.

 

Interpretação do texto

1. Qual é o título do texto?

R.: 

 

2. Quem é o autor do texto?

R.:

 

3. Quem são os personagens do texto?

R.:

 

4. Qual é o tema principal do texto?

R.:

 

5. Quantos parágrafos tem o texto?

R.:

 

6. Na frase: “com um salto de banda, o danado sempre se safava.” O que significa a palavra em negrito?

a)    esborrachava.

b)    livrava.

c)     Exibia

d)    prejudicava.

 

7. Qual a proposta feita ao gato pela raposa?

a)    viver cada um no seu canto.

b)     viver em paz.

c)    dividir os filés de rato.

d)    brigar para sempre.

 

8. O que o texto diz a respeito da raposa e do rato?

a)    medrosos.

b)    amigos.

c)    espertos.

d)    lentos.

 

9. Para quê a raposa se tornou aluna do gato?

a)    fazer as pazes com ele.

b)    conseguir uma chance de devorá-lo.

c)    distrair-se com ele.

d)    brincar, pois se sentia sozinho.

 

10. Por quê o plano da raposa não deu certo:

a)    agiu sem pensar.

b)    errou os pulos ensinados.

c)    confiou demais em sua esperteza.

d)    era uma aluna desatenciosa.

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: