Atividade de português: Gramática – Música : A noite – Tiê – 5º ou 6º ano

    Atividade de Português, proposta a alunos do quinto ou sexto ano do ensino fundamental, com exercícios sobre palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, verbos, pronomes, substantivos, leitura e interpretação e produção de texto epistolar(carta). Com base na música “A Noite” da cantora Tiê , para estudo de palavras .

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Gramática: Música- A noite – Tiê

Palavras não bastam, não dá pra entender

E esse medo que cresce e não para

É uma história que se complicou

E eu sei bem o por quê

Qual é o peso da culpa que eu carrego nos braços

Me entorta as costas e dá um cansaço

A maldade do tempo fez eu me afastar de você

E quando chega a noite e eu não consigo dormir

Meu coração acelera e eu sozinha aqui

Eu mudo o lado da cama, eu ligo a televisão

Olhos nos olhos no espelho e o telefone na mão

Pro tanto que eu te queria, o perto nunca bastava

E essa proximidade não dava

Me perdi no que era real e no que eu inventei

Reescrevi as memórias, deixei o cabelo crescer

E te dedico uma linda história confessa

Nem a maldade do tempo consegue me afastar de você

Te contei tantos segredos que já não eram só meus

Rimas de um velho diário que nunca me pertenceu

Entre palavras não ditas, tantas palavras de amor

Essa paixão é antiga e o tempo nunca passou

E quando chega a noite, e eu não consigo dormir

Meu coração acelera e eu sozinha aqui

Eu mudo o lado da cama, eu ligo a televisão

Olhos nos olhos no espelho e o telefone na minha mão www.google.com

 

1)Após ouvir a música, classifique as palavras abaixo em: substantivo, verbo ou pronome.

a) acelera

b) telefone-

c) dedico –

d) história –

e) você-

f) coração –

g) televisão –

h) maldade-

i) pertenceu-

j) eu –

k) bastam –

 

2) A música relata uma história de amor triste ou feliz? Justifique sua resposta com elementos do texto.

 

3) Explique o verso da música”… Me perdi no que era real e no que eu inventei…”

 

4) Observe o verso a seguir: “…A maldade do tempo fez eu me afastar de você…” O tempo passa e nós mudamos, nossos valores mudam, nossos sentimentos, nossas emoções, tudo muda. O que ficou no passado, mas traz boas recordações para você? Um amigo, um amor, um lugar?Comente.

 

5) Classifique as palavras abaixo em: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Circule as sílabas tônicas.

a. palavras –

b. bastam –

c. entender –

d. medo –

e. cresce  –

f. história –

g. complicou –

h. peso  –

i. culpa  –

j. carrego  –

k. braços –

l. entorta –

m. costas  –

n. cansaço –

o. maldade  –

p. tempo –

q. afastar  –

r. quando –

s. consigo  –

t. coração –

u. acelera –

v. sozinha  –

w. mudo  –

x. cama –

y. televisão –

z. Olhos –

 

6) Escreva uma carta de amor. No mínimo 15 linhas máximo 20. Seu texto deverá conter: coesão, coerência, parágrafo e características de uma carta: data, saudação, mensagem, despedida e assinatura.

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

Rosiane Fernandes:
Veja também: