Atividade de português: Substantivo composto – 9º ano

    Atividade de Português, indicada aos estudantes do 9º ano, propõe, entre outras questões, a observação do substantivo composto, presente no interessante texto A Matemática e as culturas indígenas. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

A Matemática e as culturas indígenas

    Hoje existem respeitosas intenções escritas na Constituição Brasileira de 1988, que reconhece para as culturas indígenas o direito de viver e lhes concede direito a territórios e à educação diferenciada.

    De fato, as culturas indígenas em geral têm uma relação harmoniosa com a natureza e, desse convívio, esses povos enriquecem sua cultura e a tornam diferenciada. Dentre os muitos aspectos da cultura indígena, destacamos aqui algumas observações da percepção da Matemática na natureza.

    Por exemplo, de simples observação de plantas, flores, frutas e sementes, esses povos são capazes de perceber desenhos geométricos.

    Outros conceitos matemáticos, como a necessidade de obtenção de unidades de medidas, podem ser observados na execução de tarefas cotidianas como a construção de canoas e redes de pesca.

    Alguns povos, como os Tuyuka, utilizam a largura de um dedo como unidade de medida de espessura de canoas e são capazes de discutir como avaliar a distância e a posição dos bancos numa canoa.

    Observando os costumes dessa tribo, é possível notar que para a construção de redes de pesca, esse povo necessita de instrumentos para obtenção de medidas-padrão e utiliza-se de varetas-padrão que permitem manter constante o tamanho da malha de cada rede específica.

    Com o desenvolvimento de um sistema de medida próprio, eles são capazes de “ordenar” os vários tipos de redes e também correlacioná-las com os tamanhos dos peixes que pretendem pegar.

BAZIN, Maurice. In: Cultura indígena.

Na fotografia, o índio ashaninka tecendo rede de pesca.

Disponível em: http://kino.photoshelter.com.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é de cunho:

a) jornalístico

b) didático

c) publicitário

d) acadêmico

 

Questão 2 – “[…] e a tornam diferenciada.”. O termo destacado substitui:

a) educação

b) relação

c) natureza

d) cultura

 

Questão 3 – “[…] podem ser observados na execução de tarefas cotidianas como a construção de canoas e redes de pesca.”. Nesse trecho, o conectivo “como” introduz:

a) uma comparação

b) uma enumeração

c) uma exemplificação

d) uma conclusão

 

Questão 4 – Observe:

vareta-padrão – varetas-padrão

Marque o substantivo composto cujo plural segue a regra acima:

a) cartão-postal

b) terça-feira

c) guarda-chuva

d) bomba-relógio

 

Questão 5 – Releia este trecho:

“De fato, as culturas indígenas em geral têm uma relação harmoniosa com a natureza […]”.

a) Identifique a que sujeito se refere o verbo acima grifado:

 

b) Justifique o acento circunflexo no referido verbo:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: