Atividade de português: Regência nominal – 1º ano do ensino médio

    Atividade de Português exige, dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, a identificação das inadequações, concernentes à regência nominal, que foram colocadas propositalmente no texto intitulado Qual a origem dos dias dos namorados?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:   

Qual a origem dos dias dos namorados?

    O dia dos namorados é uma data comercialmente importante para o Brasil. A comemoração acontece no dia 12 de junho e existem várias explicações sobre a origem da data.

    Uma das teorias diz que o dia dos namorados tem origem em um festejo romano chamado Lupercália, de que cada rapaz escolhia a menina que deveria ser sua namorada durante o ano todo.

    Nos Estados Unidos e na Europa, o dia dos namorados, ou Valentine’s Day, é comemorado em 14 de fevereiro, em homenagem ao bispo romano Valentino.

    No Brasil, a escolha do dia 12 de junho está associada aos interesses comerciais. O Dia dos Namorados teria sido introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória.

    A data escolhida representa uma época que o comércio de presentes não é tão intenso, por isso a necessidade de uma celebração desse tipo.

Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com. Acesso em: 17 de junho de 2016.

 

Questões

Questão 1 – Marque a expressão que substitui o “dia dos namorados”:

a) a comemoração

b) um festejo romano

c) a data escolhida

d) uma celebração desse tipo

 

Questão 2 – Identifique os trechos que foram transcritos de forma incorreta, no que se refere à regência nominal. Em seguida, reescreva-os, fazendo as alterações necessárias:

R:

 

Questão 3 – Em “[…] por isso a necessidade de uma celebração desse tipo.”, a conjunção sublinhada indica:

a) causa

b) consequência

c) explicação

d) adversidade

 

Questão 4 – “No Brasil, a escolha do dia 12 de junho está associada aos interesses comerciais.”. Nesse segmento, a vírgula foi empregada para:

R:

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: