Atividade de português: Palavras paroxítonas – 8º ano

    Atividade de Português, destinada aos estudantes do 8º ano, visa ao estudo das paroxítonas presentes no texto, que responde a seguinte pergunta Qual a distância máxima que o ser humano pode enxergar e ouvir?. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Qual a distância máxima que o ser humano pode enxergar e ouvir?

por Daniela Fescina

    Por causa da curvatura da Terra, nosso olho é capaz de enxergar, no máximo, até 5 km de distância. Mas isso, claro, depende de diversos fatores, como saúde ocular, luminosidade, obstáculos visuais etc. O limite para enxergar com precisão é bem menor: para ler palavras de até 0,5 cm, a distância máxima é de 20 m, por exemplo. O binóculo mais poderoso do mundo consegue aumentar seu poder de visão 160 vezes. Mas custa “míseros” US$ 400.

    Já a audição quase não depende da distância, e sim de outras características do som. Afinal, você consegue ouvir um trovão a quilômetros de distância, mas não um alfinete caindo no quarto ao lado. Alguns dos aspectos influentes são a intensidade, a pressão sonora, e, principalmente, a frequência, medida em hertz (Hz). Conseguimos captar entre 20 Hz (como as notas mais graves em uma tuba ou um órgão de tubo) e 20.000 Hz (os sons do dia a dia costumam chegar até 8.000, como o de uma motocicleta).

 Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em: 29/06/16.

 

Questões

Questão 1 – A finalidade do texto é:

a) divulgar

b) entreter

c) explicar

d) contestar

 

Questão 2 – Observe estas palavras:

distância                      frequência                           órgão

 a) O que elas têm em comum quanto à sílaba tônica?

 

b) E quanto à acentuação, elas são semelhantes?

 

Questão 3 – Em “Já a audição quase não depende da distância, e sim de outras características do som.”, a conjunção destacada indica:

a) adição

b) oposição

c) reciprocidade

d) condição

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: