Atividade de português: Coerência e Coesão Textual – Ensino Médio

    Atividade de português, proposta aos alunos inseridos no Ensino Médio, visa ao estudo do processo de construção da coerência e coesão textual.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em PDF pronto para impressão, em Word que pode ser editado e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                           DATA:

PROF:                                               TURMA:

NOME:      

 

Atividade: Os fragmentos abaixo constituem um poema, mas estão desordenados. Reescreva-o, observando a ordem em que devem ocorrer para constituírem um texto coeso e coerente.

O açúcar

    Este açúcar veio  da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia.  Este açúcar veio  de uma usina de açúcar em Pernambuco  ou no Estado do Rio  e tampouco o fez o dono da usina.

    Este açúcar era cana  e veio dos canaviais extensos  que não nascem por acaso  no regaço do vale.

    O branco açúcar que adoçará meu café  nesta manhã de Ipanema  não foi produzido por mim  nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

    Em usinas escuras,  homens de vida amarga  e dura  produziram este açúcar  branco e puro  com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.

    Em lugares distantes, onde não há hospital  nem escola,  homens que não sabem ler e morrem de fome  aos 27 anos  plantaram e colheram a cana  que viraria açúcar.

    Vejo-o puro  e afável ao paladar  como beijo de moça, água  na pele, flor  que se dissolve na boca. Mas este açúcar  não foi feito por mim.

(Ferreira Gullar, Dentro da noite Veloz).

 

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: