Atividade de português: Acentuação Gráfica – 8º ano

    Esta Atividade de Português, indicada aos estudantes do 8º ano, propõe o estudo da Acentuação Gráfica, a partir do resumo do filme Renoir. Os alunos são chamados a acentuar as palavras no texto e, em seguida, a classificá-las em: oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Renoir

2013- 112 min – Direção Gilles Bourdos                                            

    Em seus anos de crepusculo, Pierre-Auguste Renoir é atormentado pela perda de sua esposa, as dores da velhice, doenças artriticas e a terrivel noticia de que seu filho Jean foi ferido em açao. Mas quando uma jovem milagrosamente entra em seu mundo, o velho pintor é preenchido com uma energia nova e totalmente inesperada. Andrée se tornara sua ultima modelo, e a fonte de um rejuvenescimento incrivel.

Disponível em: http://www.historiadasartes.com. Acesso em: 13 jun. 2016.

 

Questões

Questão 1 – No resumo do filme, algumas palavras foram transcritas sem o necessário acento gráfico. Reescreva o texto, acentuando-as de forma adequada.

R:

 

Questão 2 – Observe atentamente a sílaba tônica que compõe as palavras acentuadas. Em seguida, classifique-as conforme indicação:

a) Palavras Oxítonas:

 

b) Palavras Paroxítonas:

 

c) Palavras Proparoxítonas:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: