Projeto de português: Livro “Cadê a Tv que tava aqui?” – 4º ou 5º ano

    Projeto de português, indicada para estudantes do 4º e 5º ano, com atividade de leitura e interpretação do livro “Cadê a TV que tava aqui?” de Mirian Montanari Grüdtner. 

    Este projeto está disponível para download em modelo editável do word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Projeto de Português

 Responsáveis pelo projeto:

 Período:

 Público Alvo:

 

 1.Justificativa

    Desenvolver nos educandos o apreço pela    leitura,   levando-os a perceberem a importância do hábito de estudo para melhoria da aprendizagem,  favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças, voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade do estudante. Proporcionar a interdisciplinaridade.

 

  2.Objetivos Gerais

Aprimorar a leitura oral do  aluno;

Estimular a participação de situações de comunicação oral e escrita habilitando os educando  progressivamente a expressar desejos, necessidades e vontades;

Promover o gosto e o hábito pela leitura;

Desenvolver suas habilidades para uma escrita formal;

Promover a reflexão sobre os temas propostos no livro;

Desenvolver no educando a capacidade de produzir textos criativos que abordem assuntos atuais;

Apresentar pontos de vistas sobre os assuntos abordados na temática do livro;

Proporcionar a interdisciplinaridade;

Reconhecer e usar com propriedade as letras maiúsculas e minúsculas, empregar corretamente sinais gráficos na produção textual;

Expressar-se livremente;

Desenvolver habilidades e competências ligadas às  Tic´s com o manuseio de aplicativos que auxiliem  na construção  e  interpretação de gráficos e tabelas simples.

 

3.Metodologia

 -Leitura prévia do livro: Cadê a TV que tava aqui?

-Explicações através das imagens e formas presentes no  livro sobre: linhas curvas, reta, corpos redondos e não redondos.

-Elaboração de tabelas de comparação e  gráficos com auxílio do professor regente e gerenciador de recursos midiáticos.

– Exercícios de compreensão do livro.

-Debates.

-Pesquisas dirigidas na sala de informática.

-Produção de textos com temas atuais.

-Entrevistas  para coletas de dados.

 

4.Materiais Utilizados:

Livros paradidático: Cadê a TV que tava aqui?

Uso da sala de informática:  aplicativos que auxiliam na produção de tabelas e gráficos.

Questionário que deverá ser respondido pelos alunos no momento da entrevista.

Lápis, borracha, caderno.

Computador, câmera digital e filmadora.

 

5.Avaliação:

Será através da participação dos estudantes nos debates, nas produções e no interesse em participar das atividades propostas.

 

6.Fontes:

Livro: CADÊ A TV QUE TAVA AQUI?

COLEÇÃO: LÊ-RE-LÊ – EDITORA ALVORADA

 

7.Anexos:

Questionário utilizado  para interpretação do livro:

Após a leitura do livro Responda:

1) Ao chegar da escola correndo. Qual foi a primeira ação que -a filha –praticou ao chegar em casa?

 

2) Logo depois de se esparramar no sofá, qual foi a decepção da personagem?

 

3) Coloque na sequência correta as ações praticadas pela personagem “  filha”.

(  ) esparramou-se no sofá.

(  ) tirou os tênis empoeirados.

(  ) jogou a mochila num canto qualquer da sala.

(  ) foi a cozinha e ficou animada ao ver a mesa toda bonita.

(  ) resmungou um pouco.

(  ) comeu correndo sem mastigar direito.

(  ) foi ao quarto da irmã onde estava o computador.

(  ) pulou no sofá.

 

4) A mãe da personagem é chata ou carinhosa? Retire uma frase do texto para comprovar sua resposta.

 

5) Quais foram os objetos da casa que sumiram?

 

6) Porque a filha queria acessar a  internet?

 

7) Qual  foi a  tarefa ( lição de casa)  que a filha resolveu primeiro ?

 

8) Qual era o conteúdo que a filha estava estudando sobre ciências?

 

9) Qual era a rotina da filha antes de sumirem os objetos?

 

10)  Explique como a rotina da filha mudou, após o sumiço dos aparelhos eletrônicos?

 

11) Das  brincadeiras praticadas  pela menina com os amigos,  quais você costuma brincar?

 

12) O que a filha encontrou na cesta  em seu quarto à noite quando foi dormir?

 

13) Quando a mãe perguntou como foi o dia da filha, o que ela respondeu?

 

14) Você conhece alguns perigos da internet? Quais?

 

15) O que a filha decidiu fazer depois desse dia tão gostoso que ela viveu?

 

16) Na história algumas palavras estão escritas na linguagem informal, por isso, estão destacadas. Reescreva as frases abaixo na linguagem formal.

a)”Ué ! Manhê , cadê  a TV que tava aqui?”

 

b) ”Que chatice! A gente nem pode descansar um pouco…”

 

c) “Então mamãe pediu pra eu apagar e fazer novamente”.

 

17) Converse com o seu colega e responda: Por que as personagens “mãe” e “filha” não tem nome na história?

 

18) Você utiliza seu tempo de maneira saudável, ou fica utilizando  aparelhos eletrônicos quando chega em sua casa?

 

19) Que nome você gostaria de dar a estes personagens?

 

20) Em duplas produza um texto  sobre : O dia seguinte. Momento em que a filha brincou e também utilizou os objetos eletrônicos em casa. Descreva como foi esse dia.

 

21) Faça uma pesquisa dirigida sobre: os perigos da internet, TV, fone de ouvido, games. Monte uma tabela com os dados coletados e construa um gráfico comparativo.

 

22) Faça uma pesquisa dirigida sobre quais benefícios a internet traz para a vida em sociedade. Monte uma tabela com os dados coletados e construa em gráfico comparativo.

 

23) Faça uma pesquisa para saber quais aparelhos eletrônicos existem na escola e quais são mais utilizados pelos professores e alunos. Construa uma tabela com os dados coletados e monte um gráfico comparativo.

 

24) Faça uma pesquisa com seus colegas de classe e demais alunos da escola  sobre as brincadeiras e atividades que os alunos praticam fora da escola. Monte uma tabela e construa um gráfico com os dados coletados.

 

25) Com todos os dados coletados faça a exposição no mural da escola.

 

26) Com apoio do seu professor faça um dia de brincadeiras antigas: corda, bambolê, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, esconde-esconde, queimada, pega –pega, etc. Convide a sua escola para participar dessas brincadeiras.

Link para baixar o livro : https://www.youtube.com/watch?v=8Kx27gg3Ccs

http://mirianmontanari.blogspot.com.br/p/livros.html

 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva 
Graduada em Letras

Rosiane Fernandes:
Veja também: