Projeto de História: Cantando História que visa desenvolver o senso crítico, a cidadania, a sensibilidade, a criatividade e a construção do conhecimento com autonomia. Este projeto pode ser desenvolvido com estudantes do oitavo e nono ano.
Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word e pronto para impressão em PDF.
Baixe esta atividade em:
- Word: Projeto de História : Cantando História – 8º e 9º ano – Modelo editável
- PDF: Projeto de História : Cantando História – 8º e 9º ano – Pronta para imprimir
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Projeto de Cantando Histórias
Responsável pelo projeto:
Cronograma:
Disciplina: História
Público Alvo:
Justificativa:
A música é uma das formas de expressão humana mais utilizada no mundo. Ela representa algo significativo, pois sempre estabelecemos relação de fases da nossa vida ou nossos sentimentos e emoções com uma canção.
Ao ouvirmos uma música, muitas vezes, conseguimos transformar nosso estado de espírito, esquecemos nossos problemas e passamos a vivenciar a história ouvida, e esta perdura por muito tempo na nossa mente.
Além disso, a música funciona como instrumento integrador e transformador que auxilia o ser humano a desenvolver suas potencialidades, a se conhecer melhor e a apreciar sua existência no mundo.
Dançar, cantar, se emocionar, rir, chorar, tocar um instrumento musical , enfim há muitas ações envolvidas com a música que contribuem para a cultura da sensibilidade, da criatividade, da criticidade , da construção do conhecimento com autonomia e da sociabilização.
O projeto “Cantando Histórias “ foi elaborado com intuito de promover uma aprendizagem prazerosa que visa contribuir para o desenvolvimento da consciência, da arte , da promoção da autoestima, da criatividade, da criticidade; além de contribuir para despertar a valorização e o respeito às diferenças individuais, construindo, com isso, a harmonia, a disciplina e a concentração no âmbito da Unidade Escolar, da família e da comunidade de modo geral.
Objetivos:
Promover a leitura e a interpretação de textos narrativos – gênero: música;
Trabalhar com a música visando como eixo principal o desenvolvimento da criticidade;
Produzir textos nas tipologias e gêneros explorados, utilizando as mais variadas ferramentas tecnológicas;
Ler diversidades de gêneros musicais, analisando o tema em uma ótica educativa;
Confrontar opiniões e pontos de vistas as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;
Promover a autoestima, a criticidade, a criatividade, o gosto pela leitura e interpretação;
Promover o ato de cidadania;
Desenvolver habilidades relativas as TCIs;
Criar hábito de refletir sobre temas atuais.
Estratégia:
O professor irá levar para a sala de aula músicas com temas relevantes a acontecimentos ocorridos na política, na economia, na sociedade em geral para ouvir e discutir com os alunos. O aluno será levado a analisar e comparar acontecimentos antigos com os contemporâneos, e, assim criar subsídios para poder refletir e agir na sua própria história de vida. Após os estudantes deverão desenvolver atividades relativas à música estudada.
Em outro momento os alunos, com a orientação do professor e em grupos de 4 integrantes, deverão selecionar uma música que tenha um tema relevante e apresentar para a sala, explicando qual a crítica explícita e implícita na música escolhida e que momento da história ela representa. Ao final de cada apresentação o professor fará uma análise geral com a turma e abrirá espaço para que os estudantes possam opinar sobre o tema do dia.
Ao final do projeto os estudantes deverão elaborar um vídeo utilizando o software Viva Vídeo. Esses vídeos deverão conter imagens e uma música sobre um tema atual ocorrido na sociedade. Depois os vídeos deverão ser apresentados para a turma e debatidos. E posteriormente disponibilizados no facebook da escola para socialização à comunidade escolar.
Resultados esperados:
Espera-se que o aluno deixe de ser mero espectador e participe, ativamente, da história da sua vida e da comunidade.
Anexos:
Intérprete | Música | Tema |
Gabriel Pensador | Até quando? | Crítica social |
Legião Urbana | Perfeição | Crítica social |
Gabriel Pensador | Cachimbo da paz | Crítica social |
Gabriel Pensador | Racismo é burrice | Discriminação social |
Titãs | Miséria | Crítica social |
Milton Nascimento | Canção da América | Ditadura Militar |
Geraldo Vandré | Para não dizer que não falei das flores | Ditadura Militar |
Legião Urbana | Que país é esse? | Crítica política |
Plebe Rude | Voto em branco | Conscientização – eleições |
Legião Urbana | O mundo anda tão complicado | Crítica social |
Titãs | Homem Primata | Crítica ao capitalismo |
Titãs | Vossa excelência | Crítica política |
Biquine Cavadão | Zé ninguém | Crítica política |
RpM | Alvorada Voraz | Crítica política |
Caetano Veloso | Alegria, alegria | Ditadura Militar |
Zé Ramalho | Cidadão | Preconceito e discriminação |
Skank | Pacato cidadão | Crítica social e pessoal |
Skank | Esmola | Crítica Social |
Por Rosiane Fernandes Silva