Plano de aula de Português – 2º ano do ensino médio

    Plano de aula de Língua Portuguesa, direcionado a alunos do segundo ano do Ensino Médio, para estudo dos temas : Romantismo em Portugal / Brasil, princípios estéticos norteadores – autores e obras,  gênese histórica , contexto cultural ,  estudo do filme “A marvada carne” , pesquisa e seminário. 

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do word e pronto para impressão em PDF.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

 

Plano de Aula de Língua Portuguesa

Nome do Professor:   

 

Disciplina: Língua Portuguesa

 

Período:  

 

Ano Referência:

 

Etapa Ensino: Ensino Médio

 

Ano/Fase/Modulo:  2º  Ano              Turmas:                 Turno:

 

Quantidade de aulas: 13

 

Conteúdos: 

ORALIDADE

Variações linguísticas

Relato de opiniões, conhecimento por meio de argumentos verbais

Manutenção de um ponto de vista ao longo da fala

Particularidades de pronúncia de certas palavras

PRÁTICA DE LEITURA

Análise e reflexão das dificuldades da língua em textos orais e escritos

– significação vocabular, denotação e conotação, ideias primárias e secundárias, informações implícitas, explícitas e ambíguas, subentendidos, coerência textual, coesão referencial, coesão sequencial.

Tipos de discurso

– verbos dicendi, discurso direto, discurso indireto

PRODUÇÃO DE TEXTO

Leitura e elaboração de textos, cujos gêneros estejam ligados à dissertação, considerando o destinatário, sua finalidade, seus espaços de circulação e as características dos gêneros propostos – resumos, seminários, relatórios e outros

Estrutura textual, finalidade, intencionalidade, tipo de linguagem, papéis dos interlocutores e princípios organizacionais das tipologias.

Gêneros textuais

ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA

Romantismo em Portugal / Brasil, Princípios estéticos norteadores – Autores e Obras – Acervo pessoal – 6 aulas

Gênese histórica e contexto cultural – filme A marvada carne – 3 aulas

Pesquisa e seminário – 3 aulas

Avaliação Bimestral com 10 questões de múltipla escolha sem consulta. 1 aula

 

 HABILIDADES:

Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integrada à organização do mundo e à própria identidade.

Reconhecer a necessidade de dominar a norma padrão, que representa a variedade linguística, socialmente prestigiada, sem menosprezar as demais variantes.

Reconhecer a língua como um conjunto heterogêneo de variedades linguísticas.

Perceber o preconceito linguístico existente em relação ao emudecimento de seus usuários.

Perceber a intencionalidade implícita nos discursos orais.

Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal.

Utilizar a linguagem oral em situações que exijam preparação prévia, maior grau de formalidade, manutenção do ponto de vista ao longo da fala, procedimentos de negociação de acordos.

Analisar recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos/contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de produção e recepção (intenção, época, local, interlocutores, participantes da criação das ideias e escolhas, tecnologias disponíveis).

Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

Relacionar a prosa, o teatro e a poesias românticas com aspectos culturais e históricos da época em que foram escritos e de outras épocas.

Identificar, no romance, nos contos, na peça teatral e nos poemas, aspectos estilísticos da época a que pertencem.

Identificar aspectos da vida social nos poemas, na peça teatral e nas narrativas.

Reconhecer as marcas linguísticas temporais nos textos trabalhados.

Buscar nos textos trabalhados as marcas históricas que os diferenciam.

Trabalhar em uma perspectiva comparatista.

Entender a literatura como uma manifestação artística do ser humano.

Analisar aspectos formais e temáticos em textos literários.

Trabalhar as figuras de linguagem nos textos.

Diferenciar texto literário e não literário.

Entender a literatura como manifestação cultural e, por isso, permear o ensino de literatura no diálogo com outras artes, apresentando a diversidade da literatura produzida em Língua Portuguesa e a Literatura sul-mato-grossense e suas fontes.

 

Metodologia:

Em um primeiro momento faremos  um estudo sistemático da escola literária com a utilização do livro didático adotado pela unidade escolar. Após explicações das gerações românticas os estudantes deverão desenvolver as atividades propostas no livro.

Em seguida, os estudantes serão levados a sala de projeção para assistirem ao filme: A marvada carne disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lIm0TToUW4k para análise das características do Romantismo no Brasil. Após assistirem ao filme os estudantes deverão observar  e registrar nos cadernos: os cenários, os figurinos e a linguagem utilizados na época em que se passa a história e contrastar com a que utilizamos atualmente, identificar no filme as características da Primeira Geração Romântica e também fortes traços do nacionalismo que destacou essa geração.  Após será feito a socialização. Em outro momento eles serão levados a STE para pesquisarem músicas que possuem características  das gerações românticas  eles serão direcionados a acessarem os sites: https://noisey.vice.com/pt_br/article/seria-a-sofrencia-do-pablo-uma-aula-de-literatura-romantica-da-segunda-geracao

http://conversadeportugues.com.br/2014/08/brasil-em-letra-de-musica/ com essa pesquisa eles deverão elaborar um power point e apresentar para a turma. A atividade será avaliada de forma individual e a nota será somada às avaliações mensais.

Avaliação Bimestral com 10 questões de múltipla escolha sem consulta.

 Avaliação de aprendizagem:

Avaliação do desempenho e participação com vistos nos cadernos. Avaliação dos deveres de casa e da participação dialógica dos estudantes durante as aulas.

Avaliação bimestral contendo  10 questões  dissertativas sem consulta.

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

Rosiane Fernandes:
Veja também: