Biografia de Lev Vygotsky

    Pensador importante em sua área, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Veio a ser descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, por tuberculose, aos 37 anos.

 

Biografia de Lev Vygotsky

    Lev Semionovich Vygotsky nasceu no dia 17 de novembro de 1896, em Orsha, Bielorússia.

    VYgotsky que estudou as primeiras letras com tutores particulares. Em 1911,aos 15 anos entra pela primeira vez em uma escola. Em 1913 ele termina o secundário e ingressa na Universidade de Moscou, no curso de direito. No ano seguinte Vygotsky começa a frequentar aulas na Universidade Popular de Shanyavskii, levado pelo seu interesse por historia e filosofia. Ele começa a se interessar também por literatura, e paralelamente ao seu curso de direito Vygotsky analisa a “A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca” de Shakespeare.

    Explode a Revolução Bolchevista, em 1917, terminando com a monarquia e subindo ao poder na Rússia, os seguidores de Karl Marx. Neste mesmo ano Vygotsky conclui seu curso de direito, e volta a Gomel.

    Somente em 1920 a suspeita de tuberculose, que fora levantada cinco anos antes é confirmada. Com essa noticia ele volta a Moscou em 1924, onde torna-se fundador da escola soviética de psicologia, desenvolvendo estudos na área de psicologia da arte. Neste mesmo ano Vygotsky realiza uma conferencia no II congresso de Psiconeurologia de Leningrado, onde ele divulga suas ideias. Ele inicia seu trabalho no Instituto de Psicologia a convite de Kornilov, em Moscou.

    Seu livro Psicologia da arte, escrito em 1925, não é publicado pois foi censurados no governo stalinista. Então ele inicia o Laboratório de Psicologia para Crianças Deficientes. Quatro anos depois o laboratório vira Instituto, e tornou-se Instituto Cientifico de Pesquisas sobre deficiências após sua morte.

    Aos 37 anos Vygotsky morre, no dia 11 de junho de 1934. Neste ano é publicado seu livro Pensamento e linguagem, na URSS. E somente em 1962 ela é publicada nos Estados Unidos. No Brasil a Primeira obra publicada de Vygotsky foi ‘A Formação Social da Mente’, em 1984

 

 

    Download do livro: Lev Semionovich Vygotsky

 

Referências:

http://pt.wikipedia.org

http://www.dominiopublico.gov.br

 

 

 

acessaber:
Veja também: