Provinha Brasil

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.

 

Histórico

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, desde a implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb, em 1990, vem produzindo indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Dentre os indicadores produzidos pelo Saeb, alguns apontavam para problemas graves na eficiência do ensino oferecido pelas redes de escolas brasileiras, como os baixos desempenhos em leitura, demonstrados pelos alunos. Em face de tal realidade, o Governo Federal e muitos governos estaduais e municipais têm empreendido esforços no sentido de reverter esse quadro.

Uma das iniciativas do Governo Federal para reverter esta situação, diz respeito à ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, iniciando a etapa do ensino obrigatório aos seis anos. Além dessa iniciativa, o MEC implementou o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Uma das diretrizes do Plano expressa a necessidade de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, aferindo os resultados de desempenho por exame periódico específico. Nessa perspectiva, o Plano de Desenvolvimento da Educação estabeleceu a realização da Provinha Brasil.

Em abril de 2008, foi aplicada a 1ª edição desta avaliação. Cerca de 3.133 municípios e 22 Unidades Federativas receberam do MEC/FNDE o material impresso e as demais secretarias de educação puderam fazer o download do material na página do Inep. A partir do 2º semestre de 2008, além da disponibilização do material na Internet, todas as secretarias de educação do País passaram a receber o material impresso.

A cada edição busca-se a melhoria do instrumento tanto para fins diagnósticos como para avaliação da aprendizagem.

 

Objetivos

A Provinha Brasil é instrumento pedagógico, sem finalidades classificatórias, que fornece informações sobre o processo de alfabetização aos professores e gestores das redes de ensino e tem como objetivos principais:

   1. avaliar o nível de alfabetização dos alunos/turma nos anos iniciais do ensino fundamental;
2. diagnosticar possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.

Esses objetivos possibilitam, entre outras ações:
* estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino;
* planejamento de cursos de formação continuada para os professores;
* investimento em medidas que garantam melhor aprendizado;
* desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções verificadas;
* melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino.

O delineamento e a construção dessa avaliação prevê, sobretudo, a utilização dos resultados obtidos nas intervenções pedagógicas e gerenciais com vistas à melhoria da qualidade da alfabetização.

 

Algumas provas de anos anteriores para download

Caderno do Aluno: Leitura 2011 (2° semestre)

Guia de Aplicação: Leitura 2011 (2° semestre)

 

Caderno do Aluno: Matemática 2011 (2° semestre)

Guia de Aplicação: Matemática 2011 (2° semestre)

 

Caderno do Aluno: Leitura 2011 (1° semestre)

Guia de Aplicação: Leitura 2011 (1° semestre)

 

Caderno do aluno: 2010 (2º semestre)

Caderno do professor/aplicador II: Guia de aplicação: 2010 (2º semestre)

 

Caderno do aluno: 2010 (1º semestre)

Caderno do professor/aplicador II: Guia de aplicação: 2010 (1º semestre)

 

Caderno do aluno: 2009 (2º semestre)

Caderno do professor/aplicador II: Guia de aplicação: 2009 (2º semestre)

 

Caderno do aluno: 2009 (1º semestre)

Caderno do professor/ aplicador II: Guia de aplicação: 2009 (1º semestre)

 

Caderno do aluno: 2008 (2º semestre)

Caderno do professor/aplicador II: Guia de aplicação2008 (2º semestre)

 

Caderno do aluno: 2008 (1º semestre)

Caderno do professor/aplicador: 2008 (2º semestre)

 

Fonte: http://provinhabrasil.inep.gov.br


 

acessaber:
Veja também: