Prova Brasil e Sistema Nacional de avaliação da Educação Básica (Saeb).

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condiões de trabalho.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Além disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país.

Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo. Em 2011, as escolas rurais de ensino fundamental com mais de 20 alunos nas séries  avaliadas também farão a Prova Brasil

 

Estou incluindo alguns arquivos para download abaixo:

Exemplo de questões: 5º ano do ensino fundamental

Língua Portuguesa

Matemática

 

Exemplo de questões: 9º ano do ensino fundamental

Língua Portuguesa

Matemática

 

Exemplo de questões: 3º série do ensino médio

Língua Portuguesa

Matemática

 

Escala de desempenho: Ensino Fundamental

Língua Portuguesa

Matemática

 

Escala de desempenho: Ensino Médio

Língua Portuguesa

Matemática

 

Matrizes de Referência

– prova Brasil e Saeb: Língua Portuguesa

– prova Brail e Saeb: Matemática

 

Portarias:

Portaria nº 89, de 25 de maio de 2005;

Portaria nº 69, de 4 de maio de 2005;

Portaria nº 47, de maio de 2007;

Portaria nº 931, de 21 de março de 2005.

 

Resultados do Saeb por UF de 1995 – 2005

 

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): Metas intermediárias para a sua trajetória no Brasil, estados e municípios e escolas.

 

Provas

prova Brasil

Saeb

Prova modelo 9º ano

Prova modelo 5º ano

Gabarito Língua Portuguesa 5º ano

Gabarito Língua Portuguesa 9º ano

Gabarito Matemática 5º ano

Gabarito Matemática 9º ano

 

 

Fontes:

http://portal.mec.gov.br

http://provabrasil.inep.gov.br

 

 

acessaber:
Veja também: