Avaliação de português: Música – Era uma vez – 3º ano

    Avaliação de  português com interpretação da música “Era uma vez” do cantor Toquinho, atividades com ortografia- emprego do R, RR,  M e N- , caça-sinônimos, encontro consonantal, enigma, antônimos e classificação de sílabas. Avaliação direcionada para estudantes do terceiro ano.

    Esta prova de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Avaliação de Língua Portuguesa

1.Encontre dentro do caça palavras, os sinônimos das palavras abaixo:         

 

2.Complete as palavras com os encontros consonantais abaixo. Atenção você deverá repeti-los:

TR- CR – BR – PR – FR – GR – DR

___aço            pa__e           ___eme             ___iança           ___avo            a__avessar          __ande        ___ade                 ___agão            ___alda                ___ator                ___eira     ____edo             ___iada            ___ave           ___ato             a___aço            ___ango

 

3.Agora é hora de escrever nos quadrinhos os antônimos das palavras abaixo:

 

4.Forme palavras unindo as sílabas cujos símbolos são iguais:

 

5.Complete as palavras com r ou rr:

 te___emoto                              go____o                               flo___esta

 fu__ação                                 co___edor                            co___enteza

 maca___ão                               fe___amenta                         te____ível

 baila___ina                               se___ote                              ca___amujo

 

6.Complete com M ou N:

ta___bor

ba___bolê

mere___da

ba__co

li___po

lara____ja

sa__ba

ca___po

ba___buzal

te___poral

lo___bo

to___bo

Era Uma Vez

Era uma vez

Um lugarzinho no meio do nada

Com sabor de chocolate

E cheiro de terra molhada…

Era uma vez

A riqueza contra

A simplicidade

Uma mostrando pra outra

Quem dava mais felicidade…

Pra gente ser feliz

Tem que cultivar

As nossas amizades

Os amigos de verdade

Pra gente ser feliz

Tem que mergulhar

Na própria fantasia

Na nossa liberdade…

 Uma história de amor

De aventura e magia

Só tem haver

Quem já foi criança um dia…

Toquinho

 

 

7.Descreva como era “o lugarzinho no meio do nada”? Como as pessoas viviam lá, de acordo com a música?

 

 

8.Associe as palavras abaixo aos sentidos atribuídos para elas na música:

Lugar:______________________                   Sabor: ________________________

                                          Cheiro: _________________________

 

9.Analise as palavras abaixo, em seguida, faça a classificação  marcando um (x) de acordo com  o número de sílabas de cada uma delas.

Palavra

monossílaba

dissílaba

trissílaba

polissílaba

lugarzinho

nada

sabor

chocolate

terra

riqueza

simplicidade

que

tem

 

10.Qual é a receita para a felicidade que o compositor relata na canção? Assinale a alternativa correta:

a.(   ) Ele fala que, para sermos felizes temos que cultivar as amizades verdadeiras, mergulhar na fantasia e sermos  livres.

b.(   ) Ele fala que, para sermos felizes não temos que cultivar as amizades verdadeiras, mas temos que mergulhar na fantasia e sermos livres.

c.(   ) Ele fala que, para sermos felizes temos que morar em um lugarzinho no meio do nada com sabor de chocolate.

d.(   ) Ele fala que, para sermos felizes temos que morar em um lugarzinho no meio do nada com cheiro de terra molhada.

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

Rosiane Fernandes:
Veja também: